Limpeza da água da lagoa será tema de audiência
Intervenção pode contribuir para diminuir o mau cheiro na represa

Intervenção pode contribuir para diminuir o mau cheiro na represa
Na próxima sexta-feira (18/10), a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai discutir as propostas técnicas inscritas na licitação aberta pela Prefeitura para limpar as águas da Lagoa da Pampulha. O encontro, que foi requerido pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), será promovido pela Comissão Especial constituída para realizar estudos sobre o desassoreamento e limpeza da represa. Marcada as 13h, a reunião vai ocorrer no plenário Helvécio Arantes e é aberta à participação popular.
Na audiência, estarão em debate os métodos propostos para a limpeza, seus custos, os resultados esperados e os eventuais impactos na comunidade do entorno. O encontro é importante para aprofundar a discussão sobre a requalificação da represa e sobre as alternativas para mitigar os reflexos da poluição. Como lembrou Tavares, “o desassoreamento é extremamente importante, mas um dos maiores impactos para a comunidade é o mau cheiro da Lagoa, que só será solucionado com a limpeza da água”.
Foram convidados para a audiência, dentre outros, representantes das secretarias municipais de Governo, de Obras e Infraestrutura, de Meio Ambiente e da Administração Regional Pampulha, além de entidades da sociedade civil organizada e de membros do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha.
Sobre a Comissão
Instituída em março de 2013, a Comissão Especial de estudos e acompanhamento das obras de desassoreamento e limpeza das águas da Lagoa Pampulha tem como membros efetivos os vereadores Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), presidente, Elaine Matozinhos (PTB), Joel Moreira Filho (PTC), Iran Barbosa (PMDB) e Tarcísio Caixeta (PT).
Superintendência de Comunicação Institucional