INCLUSÃO

Aprovada audiência para discutir ensino para surdos

Em pauta falta de escolas que adotem a linguagem de sinais (Libras) como primeira língua

quinta-feira, 9 Abril, 2015 - 00:00
Em pauta falta de escolas que adotem a linguagem de sinais (Libras) como primeira língua  - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em pauta falta de escolas que adotem a linguagem de sinais (Libras) como primeira língua - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A educação voltada para pessoas com deficiência auditiva e a falta de escolas em Belo Horizonte que adotem ensino bilíngue serão abordadas em audiência pública no dia 24/4, às 13h30, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O requerimento do vereador Leonardo Mattos (PV), foi aprovado em reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (9/4).

De acordo com Mattos, os surdos enfrentam “problemas gravíssimos”, tanto na sociedade quanto na área educacional. Ele explica que em Belo Horizonte inexiste uma escola bilíngue, onde os alunos com deficiência auditiva possam ter a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português como segundo idioma. “O português não é a primeira língua deles e a falta de uma escola bilíngue prejudica o aprendizado”, afirma Mattos.

Entre os convidados para discutir o tema estão representantes da sociedade civil, da secretaria municipal de Educação, da secretaria estadual de Educação, da Coordenadoria Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e especialistas em educação para surdos. As audiências na Câmara Municipal de Belo Horizonte são abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo portal, na opção TV Câmara.

Adiamento

Foi adiada a realização da audiência pública que iria discutir investimentos em infraestrutura e turismo no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. Ainda não há nova data para a realização da audiência que, inicialmente, estava prevista para ocorrer no próximo dia 16.

Assista o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional