CMBH NA TV

Consciência negra e perigos da mineração em foco na TV Câmara

Programas sobre os temas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 18 Novembro, 2015 - 00:00

Segundo dados do IBGE, no Brasil há, aproximadamente, cento e dez milhões de negros. No dia 20 de novembro é comemorado no país o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares líder quilombola, que lutou pela liberdade de seu povo, durante o século XVII. Em decorrência da data comemorativa, o Câmara Entrevista, cuja edição inédita vai ao ar nesta sexta (20/11), às 18h, na TV Digital aberta e na TV por assinatura, reflete sobre a situação do negro no Brasil contemporâneo. Já nesta quinta-feira (19/11), a TV Câmara traz para o telespectador uma discussão sobre os perigos da mineração. Uma edição inédita do Câmara Debate vai refletir sobre a queda da barragem da Samarco, em Mariana, tragédia que deixou milhares sem acesso à água, contaminou o Rio Doce e destruiu o distrito de Bento Rodrigues.

O Câmara Entrevista terá como convidados, o vereador Gilson Reis (PCdoB), autor de projetos sobre a causa dos negros; a Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial da PBH, responsável pela elaboração de políticas públicas que atendam às demandas da população negra na capital mineira, Rosangela da Silva; e a jornalista Etiene Martins, idealizadora de um jornal dedicado à cultura negra. O programa será reprisado sábado, terça e quinta-feira, às 6h30, e, no domingo, na segunda e na quarta-feira, às 18h.

Câmara Debate

Para debater os perigos da mineração para a sociedade e o meio ambiente e, mais especificamente, o desastre em Mariana estarão no Câmara Debate o biólogo e representante da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Francisco Mourão; o engenheiro e professor da UFMG, Marcos Zucarelli; o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Mário Werneck; e o vereador, membro da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana e engenheiro de minas, Tarcisio Caixeta.

Os programas podem ser assistidos no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta e, ainda, no portal da Câmara Municipal, pela Internet.

Superintendência de Comunicação Institucional