Complexo hospitalar na Gameleira é pauta de debate na quinta (31/7)
Governo estadual pretende centralizar atendimento à população; PL para destinação do terreno tramita na CMBH

Imagem: Governo de Minas/Divulgação
A Comissão de Saúde e Saneamento realizará, na quinta-feira (31/7), às 13h, audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 302/2025, que desafeta e autoriza a alienação de áreas públicas para uso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Os locais, no bairro Gameleira, correspondem ao terreno do antigo Hospital Galba Veloso, e devem receber a construção do Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (HoPE) e do novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG). A intenção do Governo de Minas é que o complexo absorva as atividades hoje realizadas pelos hospitais Alberto Cavalcanti, Eduardo de Menezes, Odete Valadares e João Paulo II. O encontro, solicitado por Dr. Bruno Pedralva (PT), quer debater os impactos da mudança para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram convidados para participar do diálogo representantes da Prefeitura de BH e de cidades da região metropolitana; do Governo de Minas Gerais; e de sindicatos da área da saúde; entre outros. Cidadãos interessados poderão participar do encontro presencialmente no Plenário Camil Caram, ou acompanhá-lo no portal da CMBH ou canal da Câmara no YouTube.
Garantia de empregos e serviços
Durante a votação do projeto em 1º turno, vereadores da esquerda afirmaram que a nova obra fecharia hospitais sem a garantia de que os empregos dos profissionais que atuam neles serão mantidos, ou que a população continuará tendo acesso aos mesmos serviços ofertados hoje. A centralização dos atendimentos em um só ponto da cidade também foi alvo de críticas.
Após tentativas de obstruir a votação, o PL 302/2025, de autoria do Executivo Municipal, acabou sendo aprovado. Agora, o texto retorna às comissões para análise de emendas em 2º turno. Pedralva é autor de oito emendas que suprimem cada uma das partes do projeto original. Com a audiência pública, o vereador quer buscar esclarecimentos do Executivo sobre como pretendem fazer a mudança dos hospitais antigos para o novo complexo.
“Queremos debater como vai se dar esse processo e também pensar ações para que o fechamento dos hospitais não impacte no atendimento dos usuários no SUS-BH”, afirma Pedralva no requerimento da audiência.
Modernização do SUS
O HoPE e o Lacen são um projeto do Governo de Minas Gerais com o objetivo de "ampliar e modernizar" a estrutura dos hospitais do SUS. Na justificativa do PL que destina o terreno para a construção do complexo, o prefeito Álvaro Damião aponta que os prédios dos hospitais em funcionamento na capital são "pequenos e antigos". Esses edifícios não comportariam adequações para proporcionar mais conforto aos pacientes, dificultando o cumprimento de normas atuais, e não conseguiriam manter operações que não sejam em baixa escala.
A previsão é de que o HoPE reúna cinco linhas de cuidado: oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher. Já a construção de um novo laboratório de análises clínicas, de acordo com o Executivo estadual, vai dar mais agilidade para resultados dos exames da população e controle sanitário de águas, alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos, contando com equipamentos de alta tecnologia. O investimento total para a parceria público-privada está previsto em R$ 6 bilhões. Já o terreno no bairro Gameleira foi escolhido por ser próximo de vias de acesso rápido, como as Avenidas Amazonas e Tereza Cristina, além do sistema de metrô.
Convidados
Foram convidados para a audiência pública representantes do Governo de Minas, da Fhemig, e das prefeituras e câmaras municipais de BH e cidades da Região Metropolitana, como Betim, Santa Luzia, Sabará, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Raposos, Nova Lima e Ibirité. Também são esperados representantes de sindicatos de trabalhadores da área da saúde; de associações e conselhos médicos e de enfermagem; além de conselheiros de saúde.
Superintendência de Comunicação Institucional