Seminário vai debater desafios do SUS e atuação dos conselhos de saúde
Evento ocorre em celebração aos 35 anos do sistema público e terá palestras de gestores e especialistas da área

Foto: Divulgação
O Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela Lei 8.080/1990, está comemorando 35 anos em 2025. Para celebrar a data, a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de BH vai realizar, no dia 16 de setembro, o seminário "Desafios do SUS e dos Conselhos de Saúde na Atual Conjuntura". Para Dr. Bruno Pedralva (PT), solicitante do evento, o SUS "é uma conquista do povo brasileiro", mas ainda tem "muito para avançar". Assim, o seminário buscará discutir os principais obstáculos do sistema de saúde neste momento. O encontro no Plenário Amintas de Barros, das 14h às 19h30, e também poderá ser acompanhado de forma remota pelo portal ou canal da Câmara Municipal no YouTube. As inscrições para participação podem ser feitas por meio do formulário disponibilizado no portal da CMBH.
Bruno Pedralva destacou que o seminário também tem como objetivo contextualizar os desafios do SUS, principalmente da atenção primária.
"A gente precisa 'crescer' as equipes de saúde da família para resolver os problemas das pessoas nas suas comunidades. E também buscar soluções para os conselhos de saúde cumprirem a sua missão de construir e de defender o SUS”, declarou Dr. Bruno Pedralva.
Programação
O encontro terá uma mesa de abertura, palestras de gestores e especialistas, além de um momento para debate. Quem coordena a mesa é o ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva, atualmente chefe de gabinete de Dr. Bruno Pedralva. O seminário terá palestras da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Lou Sans Magano; da presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Lourdes Aparecida Machado; da promotora de justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Josely Ramos Pontes; e da médica e ex-secretária adjunta de Saúde de Belo Horizonte, Maria do Carmo.
Homenagem
Após as discussões, haverá a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), por indicação de Dr. Bruno Pedralva. O conselho será homenageado, segundo palavras do parlamentar, pelo "destaque da sua luta contra o fechamento de hospitais, pelo governador Zema, como o recente caso do fechamento do Hospital Maria Amélia Lins e também do pronto-socorro do CGP [Hospital Infantil João Paulo II]”.
Superintendência de Comunicação Institucional