CENTRO DE SAÚDE COPACABANA

Comissão constata qualidade no atendimento mas falta de acessibilidade

Demandas apresentadas na visita serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde

terça-feira, 31 Maio, 2016 - 00:00
Comissão de Saúde constata qualidade no atendimento mas falta de acessibilidade no C.S. Copacabana. Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Comissão de Saúde constata qualidade no atendimento mas falta de acessibilidade no C.S. Copacabana. Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Em visita técnica ao Centro de Saúde Copacabana, na região da Pampulha, nesta terça-feira (31/5), a Comissão de Saúde e Saneamento apurou, junto a gestores e usuários, que o atendimento prestado é satisfatório. Contudo, foram constatados problemas como falta de acessibilidade e de profissionais.

O C. S. Copacabana funciona atualmente numa casa alugada, mas a previsão é de que, até junho deste ano, por meio de PPP, seja construída uma sede própria. Responsável pela assistência a 13,5 mil usuários, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos por dia, contando com uma equipe de 56 funcionários e 7 médicos, incluindo pediatra,  ginecologista e clínico. A estrutura oferece nove consultórios e três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), onde falta somente 1 médico generalista. Para ser atendido por especialidades, o usuário é encaminhado para outras unidades. O centro de sáude conta, ainda, com oito agentes de combate a endemias (ACEs) e 13 agentes comunitários de sáude (ACSs).

Nesta terça, em função da paralisação dos trabalhadores devido à extinção dos cargos de porteiros, o atendimento foi reduzido, sendo realizado, por uma enfermeira e um auxiliar de enfermagem, o acolhimento de agudos e a entrega dos medicamentos prescritos internamente. O horário de atendimento também foi reduzido em uma hora, sendo das 7h às 18h.

Problemas apontados

O vereador Joel Moreira Filho (PMDB) comentou o problema da falta de porteiros, que realizam o pré-atendimento no posto, lembrando que eles evitam a realocação de outros profissionais para recepcionar as pessoas.

Segundo o parlamentar, a visita foi motivada por denúncias sobre falta de médicos, mas o problema já estaria sendo resolvido. Moreira afirmou, entretanto, que a Comissão de Saúde e Saneamento enviará relatório à Secretaria Municipal de Saúde, contendo todas as demandas apresentadas na vista. “Solicitaremos a implantação de um novo centro de saúde para a região, mais amplo, com acessibilidade e mais equipes de trabalho, para atender à população”, completou.

Superintendência de Comunicação Institucional