RECONHECIMENTO

Política espanhola natural de BH recebe homenagem na Câmara

Jussara Malvar foi a mais votada entre os “consejales” do município San Sebastian de los Reyes

quinta-feira, 28 Janeiro, 2016 - 00:00
A belo-horizontina, que possui dupla nacionalidade, foi a "consejal" mais votada em seu município (Foto: Barbara Crepaldi)

A belo-horizontina, que possui dupla nacionalidade, foi a "consejal" mais votada em seu município (Foto: Barbara Crepaldi)

Reconhecida por sua atuação nas áreas de educação e assistência social no município de San Sebastian de los Reyes, vizinha à capital Madri, onde morou por 22 anos e foi eleita “consejal” em 2015, a belo-horizontina Jussara Malvar foi recebida pelo presidente em exercício da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Henrique Braga (PSDB). Após uma conversa informal, em que trocaram informações e experiências sobre a situação dos respectivos países, questões política e gestão municipal, o vereador entregou uma placa à ex-funcionária da PBH que, acompanhada pelo irmão Paulo e o filho Fábio, se mostrou emocionada e agradecida pela homenagem.

Ex-funcionária do cerimonial da prefeitura na gestão de Eduardo Azeredo, desde a juventude Jussara Malvar já se envolvia em política em Belo Horizonte, participando de marchas contra a ditadura e manifestações como a das “Diretas Já”.  Em 1991, segundo ela, mudou-se “com a cara e a coragem” para a Espanha em busca de novas oportunidades.  Lá, sem conhecer ninguém, trabalhou em um hotel, foi motorista de ônibus e faxineira em residências e comércios, além de dar continuidade ao ativismo em prol de causas como educação e saúde públicas e direito ao aborto. Segundo Jussara, seu ingresso na política formal se deu através da atuação na associação de pais da escola do filho, que presidiu por oito anos.

Diante do agravamento da crise no país, em 2007, juntamente com associações de outras escolas ajudou a criar uma ONG para arrecadar doações de alimentos, roupas e livros para famílias em dificuldades. O trabalho cresceu, obteve reconhecimento e culminou na fundação, em 2015, de um partido “totalmente de esquerda”, o Ganemos Sanse, que elegeu três dos 25 “consejales” do município de San Sebastian de los Reyes. Em uma campanha feita nas ruas, sem verbas ou financiamentos externos, Jussara foi a mais votada entre todos os ocupantes ao cargo, que compõem a administração política dos municípios e são eleitos por voto popular.

Lamentando a corrupção naquele país e defendendo maior transparência e participação popular na elaboração do plano de governo da cidade, Jussara reconheceu que há “muito trabalho pela frente” mas declarou-se “animadíssima” com as funções e tarefas que lhe foram delegadas, todas voltadas à assistência e ao bem estar social, saúde pública e pessoas com deficiência.

Troca de experiências

Recebendo a conselheira, seu irmão Paulo e seu filho Fábio, o presidente em exercício Henrique Braga (PSDB) discorreu sobre os últimos acontecimentos e perspectivas da política no Brasil, em Minas e em Belo Horizonte. Destacando o perfil mais técnico do prefeito Marcio Lacerda, oriundo da iniciativa privada, o parlamentar elogiou a atual gestão sob o aspecto administrativo, mas ressaltou a importância de valorizar a dimensão política do cargo, que demanda maior diálogo e proximidade com os cidadãos, priorizando suas necessidades e o bem estar social.

Citando a recente tragédia em Mariana, causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, Braga ressaltou as ações beneficentes realizadas pelos grandes times de futebol e casas legislativas do estado, e sua própria colaboração através de seu gabinete e da Igreja do Evangelho Quadrangular, da qual é pastor há quatro décadas.

Relíquia” do Conselho Deliberativo

Comparando os “consejales” espanhóis ao modelo adotado em Belo Horizonte no início de sua história, Braga conferiu um toque especial à homenagem ao solicitar a reconstituição, no Salão Nobre da Câmara, do antigo plenário do Conselho Deliberativo da capital, que funcionou na Rua da Bahia com Augusto de Lima. Para isso, foi utilizado o mobiliário antigo da instituição – mesa, cadeiras originais do prefeito, do presidente do conselho e dos conselheiros -, guardadas como relíquias na Casa.

Após a entrega da placa, a conselheira agradeceu ao vereador, à instituição e à cidade e, declarando-se emocionada com a homenagem, fez questão de reduzir sua própria importância e celebrar seu sucesso como resultante da ação coletiva e solidária de toda sua equipe e colaboradores.

Superintendência de Comunicação Institucional