PARTICIPAÇÃO POPULAR

Áurea Carolina (Psol) e Edmar Branco (PTdoB) se revezarão na presidência

Ficou definida a realização de um encontro mensal na última sexta-feira de cada mês, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes

quinta-feira, 16 Fevereiro, 2017 - 13:00

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

Reunidos pela primeira vez desde a definição de sua composição, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) há dois dias, os vereadores da Comissão de Participação Popular elegeram nesta quinta-feira (16/2) o presidente e o vice-presidente do colegiado, que comandarão os trabalhos durante o biênio. Única chapa a se apresentar, Áurea Carolina (Psol) e Edmar Branco (PTdoB) ocuparão os cargos respectivamente em 2017 e 2018, alternando-se no ano seguinte. As reuniões ordinárias foram agendadas para a última sexta-feira de cada mês, permitida a convocação de extraordinárias.

Ficou definida a realização de um encontro mensal na última sexta-feira de cada mês, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, possibilitada a convocação de extraordinárias, se necessário em plenários maiores, de acordo com a demanda e a disponibilidade. A decisão levou em conta a sugestão do veterano Preto (DEM) que, experiente nas rotinas da Casa, ponderou a necessidade de tempo e espaço adequados para analisar e debater as questões que se apresentem à comissão.  

Interlocução permanente

Agradecendo a aprovação de sua candidatura e a confiança dos colegas, a presidente eleita da comissão salientou sua importância como canal de participação direta e espaço de fortalecimento do diálogo entre a Câmara e os movimentos sociais e grupos organizados da sociedade. Áurea Carolina destacou sua vasta experiência na área, como organizadora e ativista de movimentos em defesa dos direitos de mulheres, negros e população LGBT e afirmou sua intenção de qualificar e fortalecer a participação popular no âmbito do Legislativo Municipal, fazendo do colegiado um espaço de interlocução permanente com a população de Belo Horizonte.

A vereadora também elogiou e reforçou as palavras de Preto, que lembrou o caráter multidisciplinar da Comissão de Participação Popular que, diferentemente das demais, é chamada a apreciar todos os tipos de demandas, referentes a qualquer área ou setor, demandando a interlocução com as outras comissões permanentes ou especiais da Casa.

Além dos já mencionados, estavam presentes na reunião os vereadores Hélio da Farmácia (PHS), Wesley Autoescola (PHS) e Nely (PMN).

Superintendência de Comunicação Institucional