AUDIÊNCIA PÚBLICA

Agentes de saúde e de combate a endemias reivindicam convocação após processo seletivo

Reunião será no dia 7 de março, às 18h, no Plenário Helvécio Arantes

sexta-feira, 3 Março, 2017 - 17:15
 Agentes de Combate a Endemias (ACE) realiza vistoria domiciliar

Foto: Karen Moreira / Portal PBH

A não convocação de candidatos aprovados para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate a Endemias (ACE) em seleção pública realizada em 2014 será tema de audiência da Comissão de Administração Pública na próxima terça-feira (7/3), às 18h, no Plenário Helvécio Arantes. O requerente da audiência, vereador Dr. Nilton (Pros), defende a nomeação dos aprovados diante da necessidade de ampliação do quadro de funcionários para atender à demanda do município nas áreas de atuação dos agentes.

Os ACSs e ACEs trabalham para facilitar o acesso da população à saúde e para prevenir doenças. O ACS visita regularmente residências e faz registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso a serviços de saúde e em relação a possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS orienta as pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao centro de saúde ou a outros locais de atendimento sempre que necessário.

O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Planejamento, Orçamento e Informação e de Saúde, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), do Conselho Municipal de Saúde e da Defesa Civil.

Superintendência de Comunicação Institucional