AUDIÊNCIA PÚBLICA

Situação financeira do Odilon Behrens será discutida em reunião noturna na Câmara

Problemas nos repasses da PBH e estado podem comprometer qualidade do atendimento, prestado 100% pelo SUS

terça-feira, 25 Abril, 2017 - 16:45

Foto: Portal PBH

A situação financeira e outros aspectos referentes ao funcionamento do Hospital Municipal Odilon Behrens, que atende exclusivamente pelo SUS, serão debatidos na Comissão de Administração Pública nesta quinta-feira (27/4). De acordo com o requerente, Dr. Nilton (Pros), denúncias apontam que o equipamento tem enfrentado deficiência de recursos, que pode vir a comprometer a manutenção e a qualidade do atendimento. Aberta à participação de qualquer cidadão interessado, a audiência pública será às 18h30, no Plenário Camil Caram.

Militante em prol da saúde no município, ao qual serve como médico e vereador, Dr. Nilton explicou que, durante o acompanhamento realizado continuamente por sua equipe nas unidades de saúde da cidade, foram detectados problemas e denúncias referentes ao repasse de recursos ao Hospital Odilon Behrens por parte do governo do Estado e alterações no formato dos repasses da Prefeitura de BH. O déficit gerado estaria impactando a estrutura e o funcionamento do equipamento, responsável pelo atendimento de pacientes da Capital e Região Metropolitana, exclusivamente por meio do SUS. Diante dessas deficiências, que podem vir a comprometer a relação com fornecedores e a valorização dos recursos humanos, o parlamentar decidiu ouvir as autoridades pertinentes e buscar caminhos para evitar a crise, impedindo perdas na capacidade e na qualidade do atendimento prestado à população.

Construído na década de 1940 no Bairro Lagoinha, o Hospital Municipal Odilon Behrens recebeu este nome em homenagem ao secretário de estado e médico, companheiro de Juscelino Kubitschek. Voltado, inicialmente, apenas aos servidores do município, no início da década de 1990 firmou convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e iniciou o processo de universalização do atendimento. Após reformas e ampliações posteriores, o equipamento atende hoje a cerca de mil pacientes/dia, em diversas especialidades. Reconhecido como Hospital Escola, proporciona ainda estágios em fisioterapia, nutrição, enfermagem, medicina, serviços administrativos, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e residência médica em várias áreas.

Convidados

Para debater a questão, foram convidados o secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais, Luiz Sávio Souza Cruz;  os secretários municipais de Governo, Paulo Lamac, o de Saúde, Jakson Machado Pinto, e o de Planejamento, Orçamento e Informação, André Abreu Reis; o superintendente do Hospital Municipal Odilon Behrens, Danilo Borges Matias; o gerente de Governança, Compliance, Eficiência e Qualidade dos Hospitais da PBH, Milton Quinto de Souza Júnior; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Abreu Gomes; e a Comissão Local de Saúde do Hospital Odilon Behrens.

Superintendência de Comunicação Institucional