AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara vai averiguar denúncias contra cooperativa de transporte que presta serviço à PBH

Funcionários relatam atrasos no pagamento e supostas exigências abusivas por parte do empregador

sexta-feira, 12 Maio, 2017 - 16:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Comissão de Administração Pública vai realizar audiência pública para tratar de denúncias de irregularidades no funcionamento da Cooperativa de Transporte de Transporte Urbano e Rural (Coopertur), que presta serviços à PBH. Requerida pelos vereadores Gabriel (PHS) e Pedro Patrus (PT), a reunião foi motivada por queixas apresentadas por cooperados, que afirmam ter seus diretos lesados. A atividade será na próxima terça-feira (16/5), às 19h, no hall da entrada principal da Câmara de BH. 

Denúncias apresentadas pelos motoristas indicam que a Coopertur estaria atrasando o pagamento dos funcionários. Além disso, segundo os trabalhadores, eles estariam sendo pressionados a adquirir seus veículos de trabalho na revendedora Locagerais, supostamente vinculada à cooperativa. Ainda segundo eles, ao recusar esses termos, muitos cooperados estariam sendo demitidos e substituídos.

A expectativa é que, em audiência pública, a comissão receba representantes das partes envolvidas para esclarecer dúvidas relativas à atuação da Coopertur e ao contrato firmado com a prefeitura.

Foram convidados para a audiência, entre outros, os secretários municipais de Governo e de Planejamento, Orçamento e Informação, além da Procuradoria Geral do Município e de representantes da Cooperativa de Transporte Urbano e Rural.

Superintendência de Comunicação Institucional