AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão debaterá ações emergenciais para atendimento a usuários de drogas

Iniciativas populares estariam enfrentando dificuldades junto aos órgãos públicos para ter acesso aos tratamentos

sexta-feira, 26 Maio, 2017 - 18:30
usuário de droga fumando uma pedra de crack

Foto: Marco Gomes/ Licença Creative Commons

Diante do crescente número de pessoas em situação de rua e usuárias de drogas na capital, surgem diferentes iniciativas populares em atenção a esses indivíduos. No entanto, diversas entidades estariam encontrando problemas na mediação entre os usuários e o poder público. Esses atores sociais serão recebidos pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor para debater soluções, em audiência pública, na próxima terça-feira (30/5), a partir das 19h, no Plenário Juscelino Kubitschek.

As entidades afirmam que têm tido muitas dificuldades para “atender ou mesmo encaminhar aqueles que solicitam tratamento, dada a enorme burocracia dos órgãos públicos municipais”. Autor do requerimento para a audiência, o vereador Gabriel (PHS) explica que o encontro será uma oportunidade para a comissão receber os questionamentos, entender os principais problemas enfrentados e, junto às associações, fundações e gestores dos projetos sociais, traçar um diagnóstico das carências emergenciais. A partir daí, devem ser definidos os próximos passos e as reivindicações a serem apresentadas ao Poder Executivo.

A audiência deve contar com a presença de representantes das inciativas Banho Solidário, Igreja da Lagoinha, Mova-se, Projeto Reinserir e Instituto Incartaven, assim como dos demais vereadores membros da comissão: Pedro Patrus (PT), Áurea Carolina (Psol), Juninho Los Hermanos (PSDB) e Mateus Simões (Novo).

Superintendência de Comunicação Institucional