VISITA TÉCNICA

Vila Arthur de Sá, no Bairro União, receberá Comissão de Direitos Humanos

Presença de entulho e restos de demolição geram transtornos e insegurança para a comunidade local

segunda-feira, 8 Maio, 2017 - 17:15

Foto: Google Street View

Localizada no Bairro União, atrás do Minas Shopping, na Região Nordeste da capital, a Vila Arthur de Sá será percorrida por vereadores da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na manhã da próxima quarta-feira (10/5). Segundo a autora do requerimento, Áurea Carolina (Psol), a visita técnica tem a finalidade de verificar a situação enfrentada pelos moradores em função do grande volume de entulho e restos de demolição no local, que favorecem a proliferação de doenças e geram significativa insegurança para a população. A atividade terá início às 8h, em frente ao Supermercado BH, e pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

De acordo com Áurea, a comunidade reclama do grande volume de entulhos e restos da demolição de cerca de 100 casas há alguns anos, quando a Prefeitura de Belo Horizonte determinou a remoção da vila para a construção de uma alça viária denominada Via 710, que faria a ligação entre as avenidas Cristiano Machado e Andradas. Com a paralisação da intervenção, cuja conclusão estava prevista para 2014, mantiveram-se no local 49 imóveis, dividindo o espaço com escombros das casas demolidas, que não foram removidos e acumulam sujeira, mato, lixo e entulho. Lideranças comunitárias informam que já teriam encaminhado diversos pedidos à SLU para a limpeza da área, que até hoje não foi efetivada. A situação tem gerado insalubridade e insegurança para as famílias, que temem pela própria continuidade da existência da vila, objeto de ações judiciais envolvendo as desapropriações.

De acordo com o Ministério Público Federal, boa parte das residências da Vila Arthur de Sá foi erguida em área não operacional da antiga Rede Ferroviária Federal que, com a extinção da RFFSA, passou ao patrimônio da União. No entanto, mesmo antes da extinção a área já vinha sendo utilizada pelos moradores que residem no local há mais de 30 anos, sem qualquer contestação por parte da então empresa pública. 

Para ouvir e prestar esclarecimentos aos vereadores e aos moradores durante a visita, foram convidados o titular da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Coronel Genedempsey Bicalho Cruz; a secretária municipal de Políticas Sociais, Maira Colares; o gerente do Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Eduardo Viana Gusmão; e a defensora pública de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, Cleide Nepomuceno.

Superintendência de Comunicação Institucional