AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai ouvir demandas da Ocupação Fidel Castro no Bonsucesso

Risco de despejo e difícil acesso a serviços públicos de saúde e educação preocupam moradores

segunda-feira, 19 Junho, 2017 - 10:45
Vista panorâmica do início da Ocupação Fidel Castro

Imagem: Google Street View

Instalada no Bairro Bonsucesso (Regional Barreiro) há cerca de oito anos, a Ocupação Fidel Castro reúne mais de 180 famílias às margens do Anel Rodoviário. Preocupada com a iminência de despejo dessas pessoas e com a falta de acesso a serviços públicos essenciais, conforme denunciado pelos moradores, a Comissão de Participação Popular visitará o local para entender a real situação e buscar soluções para os problemas. A audiência pública está prevista para a próxima quarta-feira (21/6), a partir das 15h, na entrada do Bairro Betânia, ao lado do Anel Rodoviário.

Construída em terreno particular ocioso, a Ocupação Fidel Castro enfrenta uma ação na Justiça que pode ocasionar no despejo de todos os moradores. De acordo com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que apoia a ocupação, o clima de instabilidade não envolve apenas a questão habitacional, mas também o acesso a serviços e direitos. Muitos moradores estariam tendo dificuldades para receber atendimento em unidades de saúde ou matricular crianças nas escolas, por falta de documentação apropriada.

Autora do requerimento para a audiência, a presidente da comissão, vereadora Áurea Carolina (Psol), explica que a atividade é parte de uma série de audiências públicas externas realizadas pela Comissão de Participação Popular, a fim de revitalizar e fortalecer a atuação do colegiado junto às comunidades periféricas. O encontro deve contar com a participação de representantes do Poder Executivo para que possam ouvir as demandas diretamente dos moradores e já propor encaminhamentos efetivos.

Superintendência de Comunicação Institucional