VISITA TÉCNICA

Vereadores vão averiguar condições do Restaurante Popular do Barreiro

Atividade integra a série de visitas solicitadas à Comissão de Saúde e Saneamento

sexta-feira, 9 Junho, 2017 - 17:15
Funcionários uniformizados servem comida no Restaurante Popular do Barreiro, em Belo Horizonte

Foto: Portal PBH

Dando prosseguimento à verificação, in loco, das condições estruturais e de funcionamento dos refeitórios públicos do município, que oferecem refeições a baixo custo, a Comissão de Saúde e Saneamento visitará na próxima terça-feira (13/6) a unidade IV, o Restaurante Popular Dom Mauro Bastos, situado à Rua Afonso Vaz de Melo, 1.001, no Barreiro. Requerida pelo integrante da comissão, vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), a visita técnica terá início às 9h e deverá ser acompanhada por representantes da prefeitura.

Importante ação estratégica da política municipal de segurança alimentar e nutricional, a implantação dos refeitórios populares no município teve a finalidade de aprimorar a qualidade de vida da população e o combate à fome, por meio do fornecimento de refeições balanceadas a baixo custo, atendendo principalmente aos trabalhadores, beneficiários do Programa Bolsa Família e pessoas em situação de rua. De acordo com o requerente, a solicitação da visita técnica justifica-se pela necessidade de verificação das instalações físicas e condições sanitárias da unidade. Um relatório a ser elaborado a partir das observações será encaminhado ao Executivo, no intuito de estimular eventuais melhorias nos serviços prestados.

Mantido pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar, o Restaurante Popular IV conta com equipe multidisciplinar composta por nutricionistas e técnicos e fornece cerca de 3.500 refeições por dia, ao preço de R$ 3. Beneficiários do programa Bolsa Família têm 50% de desconto e pessoas em situação de rua podem se alimentar gratuitamente.

Visitas anteriores

Em visitas anteriores, realizadas nos dias 1º e 6 de junho, a requerimento do mesmo vereador, a comissão percorreu os restaurantes populares I (Herbert de Souza), II (Josué de Castro) e III (Maria Regina Nabuco), situados respectivamente no Centro, próximo à rodoviária, no Bairro Santa Efigênia, próximo à região hospitalar, e na Estação BHBus, em Venda Nova. Nas três unidades, foi constatado o alto padrão de funcionamento desde a produção até a distribuição dos alimentos.

Para participar da atividade, foram convidados representantes das Secretarias Municipais de Governo; Obras e Infraestrutura; Políticas Públicas; Meio Ambiente; Administração Municipal Regional Barreiro; Superintendências de Limpeza Urbana (SLU) e de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); e AMIB.

Superintendência de Comunicação Institucional