C.S. VILA MARIA

Usuários denunciam superlotação, falta de medicamentos e de profissionais

Comunidade aguarda a construção de nova unidade, que já teria sido adiada por várias vezes 

sexta-feira, 25 Agosto, 2017 - 16:00

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Responsável pelo atendimento de mais de 20 mil usuários, com insuficiência de profissionais, medicamentos e espaço, o Centro de Saúde Vila Maria, localizado no Bairro Jardim Vitória, Região Nordeste da capital, recebeu a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, na manhã desta sexta-feira (25/8). Comunidade informou que aguarda a construção de nova unidade, que já teria sido adiada por várias vezes. Os requerentes da atividade, vereadores Edmar Branco (PTdoB) e Catatau da Itatiaia (PSDC), vão encaminhar ofício com as principais demandas para os órgãos públicos responsáveis.

O Centro de Saúde Vila Maria possui cinco equipes completas de saúde da família, e oferece atendimento em áreas como nutrição, fisioterapia, psicologia, educação física e odontologia. Entre as deficiências destacadas estão a falta de medicamentos e a demora na marcação de consultas especializadas e exames. Na unidade também faltam profissionais na área administrativa, porteiros e médico pediatra, assim como muitos serviços têm ficado suspensos devido à falta de insumos.

Superlotação

Gerente do C.S. Vila Maria, Vanessa Beatriz esclareceu que, além dos 13 mil usuários cadastrados, o Bairro Jardim Vitória recebeu nos últimos anos, aproximadamente 12 mil novos moradores dos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, o que ocasionou um excesso de demandas para a unidade.  “A área física é grande, porém, não é suficiente para a nova população”, afirmou Beatriz.

Como forma de amenizar o impacto da superlotação na unidade, a gerente de Saúde da Regional Nordeste, Maria Cristina Ramos, informou que foi contratada uma nova equipe de saúde da família, uma equipe de apoio na odontologia, além de um enfermeiro e técnico de enfermagem. No entanto, a oferta de novos profissionais ainda não é suficiente para a demanda da comunidade.

Conselheiro da Comissão Local de Saúde, Itamar de Souza conta que há mais de três anos houve a promessa de construção de um novo centro de saúde, em local já definido, por meio de parceria público-privada, porém, a PBH informou que os projetos estão parados por falta de recursos. De acordo com Ramos, “sem previsão para a construção de uma nova unidade, a população padece para conseguir marcar consultas e exames, comprometendo a qualidade do atendimento dos profissionais”, informou.

Encaminhamentos

Para Edmar Branco, o problema de sobrecarga do C.S. Vila Maria e dos profissionais da unidade precisa ser resolvido com celeridade. “A comunidade está desassistida e precisa que o novo centro de atenção à saúde seja construído para atender esses novos moradores”, alegou Branco.

Catatau da Itatiaia informou que um relatório com as principais dificuldades apontadas por profissionais e usuários, durante a visita, será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde e à PBH. 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157688066965035,size=s]