TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

PL disciplina horário de estacionamento de caminhões-cegonha

Visitas técnicas irão verificar condições de trânsito e possibilidade de recapeamento asfáltico nos Paulo VI e no Taquaril 

quinta-feira, 17 Maio, 2018 - 18:30

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Pedido de informação à BHTrans a respeito de projeto de lei que pretende disciplinar horários para caminhões-cegonha estacionarem em frente às concessionárias do município foi aprovado, nesta quinta-feira (17/5), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Os parlamentares também aprovaram a realização de visitas técnicas com o objetivo de verificar condições de trânsito e possibilidade de recapeamento asfáltico, respectivamente, nos bairros Paulo VI e Conjunto Taquaril.

O PL 539/18, de autoria do vereador Wagner Messias Preto (DEM), pretende proibir o estacionamento de caminhões-cegonha em frente a concessionárias, de segunda a sexta, de 7h às 9h e de 17h às 20h; e aos sábados, de 7h às 9h. Os infratores estarão sujeitos, caso a proposição se torne lei, a multa de 10 mil, Em caso de reincidência, este valor será duplicado e o veículo deverá ser apreendido. De acordo com Preto, seu projeto, ao disciplinar os horários de estacionamento de caminhões-cegonha, visa a evitar congestionamentos, garantindo segurança e fluidez do trânsito em horário de pico, de modo a promover uma melhor qualidade de vida aos munícipes.

O relator da proposição, vereador Wesley Autoescola (PRP), antes de emitir seu parecer, quer que a BHTrans se posicione acerca da medida e apresente o possível impacto da proibição trazida no projeto. O parlamentar também quer saber como seria possível a fiscalização no período em que os veículos-cegonha estivessem proibidos de estaciona. De acordo com o Regimento Interno da CMBH, o Executivo tem até trinta dias para responder aos questionamentos da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Atendido o pedido de informação dentro do prazo, ou vencido este sem atendimento, o relator terá cinco dias para emitir seu parecer acerca do projeto.

Visitas técnicas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário irá, no dia 23 de maio, às 9h, por requerimento do vereador Edmar Branco (Avante), realizar visita técnica às ruas Padre Argemiro Moreira e Cana Caiana, no Bairro Paulo VI com o objetivo de verificar as condições do trânsito naquele local, que conta com grande fluxo de pessoas por ser uma área comercial.

No dia 7 de junho será a vez de a comissão verificar a possibilidade de recapeamento asfáltico das ruas Funcionários e das Acácias, no Bairro Conjunto Taquaril. Requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), a visita técnica terá início às 10h.

Confira o resultado completo da reunião.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Jair Di Gregório, Fernando Luiz (PSB), Carlos Henrique (PMN) e Wesley Autoescola.

 

Superintendência de Comunicação Institucional