AUDIÊNCIA PÚBLICA

Possível fechamento do Hospital Julia Kubitschek preocupa parlamentares

Sindicato dos Médicos de Minas Gerais denunciou falta de insumos essenciais, como fitas de esterilização e luvas

terça-feira, 10 Julho, 2018 - 15:45
estetoscópio e bloco de receitas do SUS sobre mesa em consultório médico

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Mobilizada por denúncias recentes sobre as más condições de funcionamento do Hospital Julia Kubitschek, situado na Regional Barreiro, a Comissão de Saúde e Saneamento vai receber gestores municipais e trabalhadores da área da saúde, em audiência pública, para debater o tema e buscar alternativas que evitem o possível fechamento da unidade. A atividade está prevista para a próxima quinta-feira (12/7), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes.

Conforme divulgado pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, a escassez de recursos para manutenção do hospital estaria ocasionando a falta de medicamentos e de materiais hospitalares, como luvas de procedimento e fitas de esterilização. Diante da situação, a comissão reconheceu a importância de se debater o tema no âmbito do Legislativo. A expectativa é de que o debate favoreça a busca por soluções alternativas, uma vez que, apesar do Hospital Julia Kubitschek ser um equipamento estadual, o prefeito Alexandre Kalil teria sinalizado aos vereadores que poderia direcionar recursos municipais à unidade para auxiliar na manutenção.

A audiência deve contar com a presença dos secretários municipais de Governo, Paulo Lamac, e de Saúde, Jackson Machado; do diretor do Hospital Júlia Kubitschek, Antônio Carlos Cioffi, e de representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Distrital de Saúde Barreiro.

Superintendência de Comunicação Institucional