SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai ouvir demandas de usuários e funcionários da UPA Norte

Visitas técnicas a centros de saúde no Conjunto Pongeluppi e no Bairro Palmeiras também foram aprovadas 

quarta-feira, 31 Outubro, 2018 - 16:45
36ª reunião ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento, em 31 de outubro de 2018

Foto: Karoline Barreto/Câmara de BH

A necessidade de fiscalizar a qualidade da infraestrutura, das condições de trabalho e de atendimento em unidades da rede pública de saúde da capital motivou a apresentação de dois requerimentos de visitas técnicas à Comissão de Saúde e Saneamento, aprovados na reunião desta quarta-feira (31/10). Além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, dois centros de saúde localizados nas regionais Oeste e Barreiro também serão vistoriados pelos vereadores nas próximas semanas. As verificações deverão ser acompanhadas por representantes da Prefeitura, que terão a oportunidade de ouvir usuários e servidores sobre os problemas apontados.

Segundo o presidente da comissão e requerente da visita técnica, vereador Catatau (PHS), diversas reclamações referentes ao atendimento e à infraestrutura vêm sendo apresentadas por pacientes e acompanhantes que utilizam os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada à Rua Oscar Lobo Pereira, nº 270, no Bairro Primeiro de Maio. Para averiguar de perto as condições físicas e o funcionamento da unidade, além de ouvir as reivindicações de usuários e servidores, os membros do colegiado farão uma visita ao local na próxima terça-feira, dia 6 de novembro, a partir das 11h. A atividade poderá ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

Apuração de denúncia no C.S. Urucuia

Outro requerimento de visita técnica, assinado pelo integrante da comissão Hélio da Farmácia (PHS), também foi acolhido pelos colegas Catatau e Cláudio Duarte, presentes à reunião. A fiscalização do Centro de Saúde Urucuia, situado no Conjunto Pongeluppi, na Regiãional Barreiro, foi solicitada após o recebimento de denúncia por parte de uma usuária, que alega ter sido mal atendida. Mencionando a mudança da gestão da unidade há menos de um ano, em razão de uma agressão sofrida pela antiga gerente, o parlamentar ressaltou a necessidade de apurar adequadamente a reclamação apresentada, ouvindo ambas as partes e colhendo as impressões dos demais usuários e servidores.

A visita foi agendada para o dia 12 de novembro, a partir das 10h da manhã, e deverá contar com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, gerente da área na Coordenadoria da Regional Oeste e a atual gerente da unidade, que fica na Rua W2, nº 432.

Bairro Palmeiras

Prevista inicialmente para ocorrer no dia 20 de novembro, a visita técnica da comissão ao Centro de Saúde Palmeiras, localizado no bairro de mesmo nome, na Região Oeste da capital, foi antecipada para o dia 13 de novembro a pedido do próprio requerente, vereador Irlan Melo (PR). A verificação das condições de infraestrutura, acessibilidade e higiene e do atendimento prestado pelo centro de saúde à população terá início às 10h da manhã na portaria da unidade, situada na Avenida Dom João VI, nº 1821.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

36ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento