Wesley Autoescola e Fernando Luiz vão se alternar na presidência da comissão
Redução do desemprego, volta dos agentes de bordo aos ônibus e melhoria das vias e da sinalização de trânsito serão prioridades
Foto: Karoline Barreto / CMBH
O vereador Wesley Autoescola (PRP) foi eleito, nesta segunda-feira (5/2), para presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário até 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2020, a presidência passará a ser ocupada pelo vereador Fernando Luiz (PSB), que ocupará o cargo até o fim da atual legislatura, a ser encerrada em 31 de dezembro do ano que vem. Na mesma reunião, o vereador Jair Di Gregório (PP) foi eleito para ocupar o cargo de vice-presidente nestes dois anos. Os parlamentares também deliberaram que as reuniões da comissão irão ocorrer às quintas-feiras, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.
O novo presidente da comissão ressaltou que defenderá ações que promovam o desenvolvimento econômico da capital, tendo como foco a redução do desemprego. No que tange ao transporte, Wesley Autoescola afirmou que irá trabalhar pela volta dos agentes de bordo nos ônibus. Outra das prioridades do novo presidente será a melhoria do sistema viário. Para tanto, ele pretende trabalhar pelo aprimoramento da qualidade das vias e da sinalização de trânsito.
O vice-presidente Jair Di Gregório também defendeu a volta dos agentes de bordo aos ônibus e afirmou que irá se reunir com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) com o intuito de acertarem um projeto que contemple tanto os agentes quanto as empresas concessionárias de ônibus na capital. Di Gregório também afirmou que irá a Brasília conversar com os senadores sobre a ampliação do metrô em Belo Horizonte
O ex-presidente da Câmara, Henrique Braga (PSDB), ao encerrar sua participação na Mesa Diretora, passou a integrar a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Ele afirmou que é promessa do prefeito Alexandre Kalil o retorno de centenas de agentes de bordo ao sistema de transporte coletivo por ônibus. Braga defendeu que a questão dos agentes de bordo seja apreciada pela Câmara Municipal com “consciência” e “pé no chão”. Ele lembrou que, em vez de a auditoria dos ônibus concluir que as tarifas deveriam ter um custo inferior ao atual, os cálculos da auditoria demonstraram que o valor da tarifa deveria ser de R$ 6,35, tendo em vista os parâmetros do contrato vigente.
No que tange ao desenvolvimento econômico, Henrique Braga defendeu mudanças no programa de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família. Ao tratar da política de assistência social e da necessidade de se garantir emprego à população, ele afirmou que não se pode dar o peixe, mas, sim, dar a vara e ensinar a pescar. O parlamentar entende que, apesar da boa intenção do programa, mudanças são necessárias.
Comissão de Participação Popular
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário indicou o vereador Doutor Nilton (Pros) como membro efetivo da Comissão de Participação Popular, que deve ser composta por um representante de cada uma das comissões permanentes e por um representante da Mesa Diretora. O vereador Fernando Luiz foi indicado como suplente. A atuação de ambos na Comissão de Participação Popular se encerra em 31 de dezembro do ano que vem.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional