FUTEBOL

Área de lazer abandonada inviabiliza a prática de esporte pelos moradores

Falta de investimentos no campo de futebol do Novo Aarão Reis afeta a comunidade; vereadores visitaram o local nesta quarta (19)

quarta-feira, 19 Junho, 2019 - 20:30
campo de futebol de várzea abandonado, em terra batida. Trave do gol ao centro com rede destruída

Foto: Sidney Lopes/ CMBH

As reclamações de abandono e da falta de condições para a prática de esportes na única área de lazer do Bairro Novo Aarão Reis, na região Norte da capital, provocou a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo a verificar o local. Na manhã desta quarta-feira (19/6), por solicitação do vereador Edmar Branco (Avante), os parlamentares realizaram visita técnica ao campo de futebol do Novo Aarão Reis a fim de buscar alternativas de solução para o problema.

Branco contou que a proposta inicial é construir um alambrado no campo e que o sucesso da iniciativa depende da participação efetiva da comunidade.  “A região tem time e jogadores, só falta o campo,” lembrou. São dez times de futebol no bairro, embora só três sejam filiados à Federação Mineira de Futebol de Base.

Revitalização da área

A revitalização gradativa do espaço, além de propiciar a pratica de esportes, poderia evitar a ocupação irregular da área e desestimular o descarte de entulhos, problemas recentemente enfrentados pelos moradores e pela Prefeitura.  “É preciso vigilância enquanto aguardamos uma solução. E isso também depende da união da comunidade,” ressaltou Edmar Branco.

No entanto, realizar obras no local pode esbarrar em vários problemas legais e orçamentários. Conforme lembraram os próprios moradores, já houve tentativas anteriores de intervenções na área que encontraram entraves legais, especialmente a questão fundiária, uma vez que o terreno não é municipal e pertence ao Estado.

Branco afirmou que vai tentar agendar um encontro entre o prefeito e representantes da comunidade para ver o que é possível fazer de imediato. Informou também que vai propor uma emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, com objetivo de garantir recursos para auxiliar na solução dos problemas da área.

O presidente da Associação da Vila Biquinha, também localizada na região Norte, Sérgio Pereira, falou da importância da mobilização da comunidade para resolver as demandas. Ele relatou o caso do time de futebol Aliança, que tinha um campo no Bairro Planalto e que “por falta de união, acabou perdendo o campo para a especulação imobiliária”.

Participaram também da visita o coordenador da Regional Norte, Humberto Guimarães; o diretor de Infraestrutura Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes, Zaner Abreu, e Cristiano de Andrade, do Núcleo de Defesa Civil da Regional Norte.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar as condições do Campo de Futebol do Novo Aarão Reis - Comissão de Educação

Tema: