Área de lazer abandonada inviabiliza a prática de esporte pelos moradores
Falta de investimentos no campo de futebol do Novo Aarão Reis afeta a comunidade; vereadores visitaram o local nesta quarta (19)
Foto: Sidney Lopes/ CMBH
As reclamações de abandono e da falta de condições para a prática de esportes na única área de lazer do Bairro Novo Aarão Reis, na região Norte da capital, provocou a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo a verificar o local. Na manhã desta quarta-feira (19/6), por solicitação do vereador Edmar Branco (Avante), os parlamentares realizaram visita técnica ao campo de futebol do Novo Aarão Reis a fim de buscar alternativas de solução para o problema.
Branco contou que a proposta inicial é construir um alambrado no campo e que o sucesso da iniciativa depende da participação efetiva da comunidade. “A região tem time e jogadores, só falta o campo,” lembrou. São dez times de futebol no bairro, embora só três sejam filiados à Federação Mineira de Futebol de Base.
Revitalização da área
A revitalização gradativa do espaço, além de propiciar a pratica de esportes, poderia evitar a ocupação irregular da área e desestimular o descarte de entulhos, problemas recentemente enfrentados pelos moradores e pela Prefeitura. “É preciso vigilância enquanto aguardamos uma solução. E isso também depende da união da comunidade,” ressaltou Edmar Branco.
No entanto, realizar obras no local pode esbarrar em vários problemas legais e orçamentários. Conforme lembraram os próprios moradores, já houve tentativas anteriores de intervenções na área que encontraram entraves legais, especialmente a questão fundiária, uma vez que o terreno não é municipal e pertence ao Estado.
Branco afirmou que vai tentar agendar um encontro entre o prefeito e representantes da comunidade para ver o que é possível fazer de imediato. Informou também que vai propor uma emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, com objetivo de garantir recursos para auxiliar na solução dos problemas da área.
O presidente da Associação da Vila Biquinha, também localizada na região Norte, Sérgio Pereira, falou da importância da mobilização da comunidade para resolver as demandas. Ele relatou o caso do time de futebol Aliança, que tinha um campo no Bairro Planalto e que “por falta de união, acabou perdendo o campo para a especulação imobiliária”.
Participaram também da visita o coordenador da Regional Norte, Humberto Guimarães; o diretor de Infraestrutura Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes, Zaner Abreu, e Cristiano de Andrade, do Núcleo de Defesa Civil da Regional Norte.
Superintendência de Comunicação Institucional