VISITAS DA SEMANA

Empreendimento em Santa Tereza está na agenda de visitas parlamentares

A rota desta semana inclui também retorno à Mina Granja Corumi, na Serra do Curral, para avaliar mineração e recuperação ambiental

domingo, 23 Junho, 2019 - 12:45
Vista da Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, com Igreja Matriz Paróquia de Santa Tereza e Santa Teresinha ao fundo

Foto: Breno Pataro/ Portal PBH

Instalação de uma nova drogaria de grande porte no tradicional bairro de Santa Tereza (região Leste da capital) – que tem sua ocupação regulada por Diretrizes Especiais – vem preocupando os moradores da região e está na pauta das visitas técnicas parlamentares previstas para esta semana, entre os dias 24 e 28 de junho. Também estão no roteiro, vistorias aos centros de saúde dos bairros Padre Eustáquio (Noroeste) e Miramar (Barreiro); assim como soluções de trânsito, travessia de pedestre e práticas de esportes e lazer nos bairros Betânia (Oeste), Lindeia (Barreiro) e Vale do Jatobá (Barreiro).

Após as visitas, que devem contar com a presença de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, as comissões parlamentares podem encaminhar relatórios técnicos aos órgãos competentes, informando sobre problemas constatados e demandas apresentadas pelas comunidades locais.

ADE Santa Tereza

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário fará visita à nova unidade da Drogaria Araújo, localizada à Rua Mármore, no Bairro Santa Tereza. A finalidade é vistoriar os possíveis impactos da implantação de estacionamento em imóvel ao lado da drogaria, avaliando a legalidade em relação às restrições previstas na Área de Diretrizes Especiais (ADE) Santa Tereza e das deliberações do Conselho do Patrimônio Histórico Municipal. A visita está prevista para a próxima terça-feira (25/6), a partir das 13h e foi solicitada pelos vereadores Bela Gonçalves (Psol), Cida Falabela (Psol), Gabriel (PHS), Gilson Reis (PC do B) e Pedro Patrus (PT).

Foto: Bernardo Dias/ CMBHMina Granja Corumi

Uma vistoria das condições do talude, de recomposição vegetal e condições gerais de preservação da área da Mina Granja Corumi, da Serra do Curral e do Pico de Belo Horizonte, será feita pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, no dia 26 de junho (quarta-feira), às 10h. A Mina, de responsabilidade da Mineradora EMPABRA, receberia a visita da comissão no último dia 6 de junho, mas os trabalhos foram adiados sob a justificativa da empresa de que não teria sido comunicada a tempo de providenciar equipamentos de proteção individual para todos os integrantes da Comissão e convidados. Os parlamentares contam com a presença dos secretários estadual e municipal de Meio Ambiente, Germano Vieira e Mário Werneck, entre outros. O requerimento de Visita Técnica foi feito pelo vereador Gilson Reis (PC do B).

No dia 27 de junho (quinta-feira), a Comissão se encontrará, às 10h, na Rua Newton Pinto de Souza, esquina com Rua José Fernandes Reis, no Bairro Santa Amélia. Será feita uma visita técnica ao local, solicitada pelos vereadores Jair Di Gregório (PP) e Nely Aquino (PRTB), com o objetivo de analisar o fato de que a Rua Newton Pinto de Souza estaria recebendo grande volume de água pluvial, proveniente da Av. Érico Veríssimo e da Rua João Bernardo Magalhães, e teria apenas duas bocas de lobo para drenagem, o que seria insuficiente. Esse volume também estaria desaguando na Rua Lírica, chegando a alcançar 1,5 m de altura.

Sistema viário

Implantar uma pista de caminhada na Rua das Petúnias. Esta é a solicitação apresentada pela comunidade do Bairro Lindeia, na região do Barreiro, que será verificada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica ao local, nesta segunda-feira (24/6), às 10h30. O ponto de encontro entre vereadores e comunidade será na Rua das Petúnias, 1519, em frente à ONG Crescer Social. A comitiva deve avaliar a instalação da pista entre os números 1185 e 2310 da via. A visita foi solicitada pelo vereador Juliano Lopes (PTC).

Já no dia 26/6 (quarta-feira), às 10h, a Comissão, por solicitação do vereador Carlos Henrique (PMN), irá ao Ponto de Controle da linha 4111 (Dom Cabral /Anchieta), localizado na Avenida Trinta e Um de Março, 501, no Bairro Dom Cabral.Foto: Rafa Aguiar/ CMBH O objetivo é analisar as precárias condições da estrutura, especialmente em relação às questões sanitárias e de trânsito de pedestres. Logo em seguida, às 11h30, a comissão vai verificar a situação da travessia de pedestres na Av. Senador Levindo Coelho, 1830, em frente ao Colégio Caminhar, no bairro Vale do Jatobá. Segundo a comunidade local há problemas de segurança nos horários de entrada e saída das escolas, com sérios riscos para crianças e adolescentes que circulam no local. O requerimento de visita foi apresentado pelo vereador Wesley Autoescola. Às 17h, ainda no dia 26/6, a Comissão seguirá para o Bairro Milionários, por solicitação do vereador Irlan Melo (PL). O objetivo é vistoriar as condições de trânsito e sinalização na Rua dos Americanos, esquina com Rua José Henrique de Melo.

As atividades da Comissão seguem no dia 27/6 (quinta-feira), às 10h, com visita à Alameda Sapotí, altura do nº 150, no Bairro Dom Cabral, e à Rua Engenheiro Paulo Fernandes, altura do nº 149, no Bairro Coração Eucarístico. A visita, reivindicada pelas comunidades dos dois bairros e usuários das vias e solicitada pelo veredor Carlos Henrique (PMN), será feita em razão de problemas na circulação de veículos e de pedestres.

No dia 28/6 (sexta-feira), às 10h, os membros da comissão irão à Rua Coronel Fulgêncio, entre as ruas Tenente Anastácio de Moura e Carlos Peixoto, no Bairro São Lucas. O objetivo é verificar o trânsito no local para solicitar estudo para alteração viária (mão dupla para mão única) da Coronel Fulgêncio. A visita foi solicitada pelo vereador Jair Di Gregório (PP).

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário também fará visita técnica ao Bairro Ouro Preto (Pampulha) para verificar a necessidade de mudanças no trânsito da Rua Manoel Elias de Aguiar, tendo em vista o alto índice de acidentes informado pelos moradores. A visita, requerida pelo vereador Jorge Santos (PRB), está marcada para o dia 28/6, às 14h.

Foto: Rafa Aguiar/ CMBHSaúde e saneamento

A Comissão de Saúde e Saneamento fará, na próxima semana, duas visitas técnicas a centros de saúde da capital. Na segunda-feira (24/6), às 9h, será visitado o Centro de Saúde Padre Eustáquio, localizado na Rua Humaitá, 1125, no Padre Eustáquio. A visita, solicitada pelo vereador Carlos Henrique, vai verificar as condições da infraestrutura do equipamento público de saúde, motivos de queixa de muitos usuários. Na terça-feira (25/6), às 10h, será a vez do Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo, que fica na Rua Eridano, 540, Miramar, receber os integrantes da Comissão. No local, será verificado o funcionamento geral do centro de saúde, avaliando as condições de trabalho, adequação de mobiliário, falta de medicamentos, segurança e iluminação da parte externa da unidade. O requerimento de visita foi feito pelo vereador Juliano Lopes. 

A Comissão vai verificar, também, denúncia de mau estado de conservação do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste. Ainda em junho de 2018, após visita técnica ao local, vereadores solicitaram ações de manutenção no estabelecimento e melhoria no atendimento e estrutura. A visita da próxima sexta-feira (28/6), requerida pelo vereador Irlan Melo, terá como objetivo verificar se tais melhorias foram implantadas. O Centro de Esterilização fica na rua Alexandre Siqueira, 375, Bairro Salgado Filho. Para acompanhar os trabalhos, a Comissão convidou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.

Foto: Bernardo Dias/ CMBH

Lazer e esporte no Betânia

São diversas as reclamações de moradores quanto às condições estruturais da Praça da Amizade, localizada na Rua Mário José Francisco, no Bairro Betânia.  A comunidade denuncia que o coreto está danificado e que a Praça necessita de revitalização. Os frequentadores relatam, ainda, que o espaço de convívio e o espaço utilizado para prática de exercícios são o mesmo e que as pessoas que usufruem da praça para momentos de descanso e lazer precisam compartilhar o local com aqueles que estão correndo ou caminhando. A sugestão é de que seja instalada uma pista de caminhada no local para solucionar o problema. Com o objetivo de verificar as condições da praça e avaliar as solicitações dos moradores, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo fará uma visita técnica ao local, no dia 24 de junho (segunda-feira), às 16h. O requerimento foi feito pelo vereador Irlan Melo.

No dia 26 de junho (quarta-feira), às 10h, a Escola Municipal Padre Henrique Brandão, que fica na Rua Crispim Jaques, 987, Vista Alegre, receberá a visita dos integrantes da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.Os vereadores irão vistoriar, a pedido do vereador Irlan Melo, as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. A solicitação foi feita pela comunidade e profissionais da educação. 

Direitos Humanos

Com o objetivo de verificar a infraestrutura, equipe de atendimento e serviços prestados na unidade, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor visitará, no dia 27 de junho (quinta-feira), às 9h30, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Barreiro. O equipamento está instalado na Rua David Fonseca, 1147, no Bairro Milionários. O vereador Pedro Patrus é o autor do requerimento de visita técnica.

Superintendência de Comunicação Institucional