VISITAS DA SEMANA

Agenda tem dez atividades de fiscalização nas áreas de esporte, saúde e trânsito

Críticas às condições de funcionamento da UPA Leste e do Centro de Saúde Independência são algumas das demandas populares

sexta-feira, 5 Julho, 2019 - 11:45

Foto: PBH

De 8 e 12 de julho, as Comissões de Saúde e Saneamento; Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário farão dez visitas técnicas em diferentes pontos de Belo Horizonte. As atividades de fiscalização atendem demandas populares e incluem asfaltamento de rua no Serra Verde, condições de uso de centro esportivo no Vale do Jatobá e construção de muro de contenção no Bairro Inconfidência, entre outras.

Saúde e saneamento

As visitas começam na segunda-feira (8/7), às 9h, com a Comissão de Saúde e Saneamento que irá analisar a qualidade do atendimento aos usuários, as especialidades médicas oferecidas, as condições estruturais, o funcionamento dos aparelhos para exames e as condições de trabalho dos profissionais da UPA Regional Leste. A autoria do requerimento é dos vereadores Bim da Ambulância (PSDB), Catatau do Povo (PHS), Dimas da Ambulância (Podemos), Fernando Borja (Avante) e Hélio da Farmácia (PHS). A comissão convidou a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais para acompanhar os trabalhos. A UPA Leste fica na Avenida dos Andradas, 7260, Bairro Vera Cruz.

Na quarta-feira (10/7), às 9h30, os integrantes da comissão vão ao Centro de Saúde Independência, que fica na Rua Maria Antonieta Ferreira, 151, Bairro Independência. Usuários reclamam da falta de médicos há mais de um ano, demora nas consultas especializadas e falta de medicamentos. Além disso, a comissão vai verificar a necessidade de porteiro fixo no local para melhorar a segurança dos usuários e funcionários. O requerimento foi feito pelo vereador Wesley Autoescola (PRP). Foram convidados para acompanhar a visita o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, a diretora Regional de Saúde Barreiro, Silvana Leite Pereira e o coordenador de atendimento Regional Barreiro, Walmir Mattos.

Esportes

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo começa suas visitas técnicas da semana na terça-feira (9/7), às 9h, quando irá ao Centro Esportivo Vale do Jatobá. Moradores da região apresentaram ao vereador Wesley Autoescola a solicitação por causa da existência de problemas de infiltrações e vazamentos de água na quadra do Centro Esportivo, deixando os usuários expostos e obrigando a paralisação de algumas atividades. Além das infiltrações, o alambrado encontra-se danificado por queda de uma árvore, ficando o local sem barreira para evitar invasão, trazendo riscos de acidentes. Os moradores também pedem a vistoria das árvores que existem no local.  Foram convidados os secretários municipais de Meio Ambiente, Mário Werneck; de Esportes e Lazer, Elberto Furtado e de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, além do coordenador da Regional Barreiro, Walmir Mattos. O Centro Esportivo Vale do Jatobá fica na Avenida Delfino Francisco Xavier, em frente o número 283 (antiga Avenida Perimetral II).

Na quinta-feira (11/7), às 10h30, vereadores vão à Escola de Futebol Indianápolis, que fica na Rua Augusto José dos Santos, 700, Bairro Betânia. A realização da visita técnica, solicitada pelo vereador Irlan Melo (PR) é justificada pela existência de várias reclamações dos munícipes sobre o estado precário da escola de futebol. Segundo relatos, os banheiros encontram-se em péssimas condições, o campo precisa de manutenção e as demais estruturas não oferecem segurança. Foram convidados Sylvio Malta, coordenador de atendimento Regional Oeste; Josué Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, e Elberto Furtado, secretário Municipal de Esportes e Lazer.

Com o objetivo de melhorar as condições do local, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo irá também ao Campo de Futebol da PBH, que fica na Rua Francisco Jonas Santana, 26, Conjunto Túnel de Ibirité, na Regional Barreiro. O local é utilizado pela comunidade e serve também para o desenvolvimento de atividades da Associação Esportiva Alviverde, projeto social que atende a cerca de 130 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos. O campo está situado junto às obras de contenção de cheias da bacia do Córrego Túnel/Camarões e teve sua área utilizada para o desenvolvimento das obras feitas pela Prefeitura. O pedido de visita foi requerido pelo vereador Wesley Autoescola que convidou Josué Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura; Walmir Mattos, coordenador de atendimento Regional Barreiro; Elberto Furtado, secretário Municipal de Esportes e Lazer e Marcelo Oliveira, monitor de Esporte da Associação Esportiva Alviverde. A visita está marcada para a sexta-feira (12/7), às 10h.

Obras e acessibilidade

Cinco visitas técnicas foram marcadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário entre os dias 9 e 12 de junho. Requerida pelo vereador Jair Di Gregório (PP), a comissão irá, na terça-feira (9/7) à Rua Cláudio Xavier de Assis, 57, no Bairro Serra Verde, solicitar o asfaltamento da via. Foram convidados para acompanhar os trabalhos, Humberto Pereira, coordenador de Atendimento Regional Venda Nova; Henrique Castilho, superintendente de Desenvolvimento da Capital e Josué Valadão, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura. A visita está marcada para 10h.  Também às 10h, na quarta-feira (10/7), os vereadores convidaram o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta e o presidente da BHTrans, Celio Freitas Bouzada para verificar a possibilidade de alteração no trânsito da Rua Regina Teixeira de Paiva, na altura do nº 1850, Bairro Betânia. Há reclamações dos moradores sobre a péssima qualidade do fluxo de veículos no endereço. O transtorno, segundo relatos, é causado pela grande movimentação de carros nos horários de pico, quando o número de pedestres e veículos aumenta e o trânsito fica prejudicado. Os munícipes solicitam que seja estudada a alteração mais viável no trecho entre as Ruas Efigênia Miranda Schettino e Antônio Alves da Silva, para que se possa desafogar o trânsito e melhorar o acesso dos motoristas à Via do Minério. O requerimento é do vereador Irlan Melo (PR).

Ainda na quarta-feira, às 11h, os integrantes da comissão vão à Rua Joaquim de Paula com Rua David Rabelo, no Bairro Inconfidência. O objetivo é verificar as condições de muro de contenção construído na confluência das duas vias e que devido à falta de barreira física na obra vêm ocasionando diversos acidentes. No requerimento, feito pelo vereador Gilson Reis (PC do B), foram convidados os coordenadores das Regionais Noroeste, Saulo Queiroz e Pampulha, Neusa Fonseca, além de representantes da Urbel , Sudecap e BHTrans.

Na quinta-feira, (11/7) a comissão visita, às 10h, o Bairro Santa Mônica. O objetivo é verificar as condições para instalação de semáforo na interseção das Avenidas Doutor Álvaro Camargos com Deputado Anuar Menhem. Foram convidados o coordenador da Regional Venda Nova, Humberto Pereira e o presidente da BHTrans, Célio Bouzada. O requerimento é da vereadora Nely Aquino (PRTB), presidenta da Câmara de BH.

A comissão faz a última visita da semana na sexta-feira, (12/7), às 11h, na Avenida Bráulio Gomes Nogueira, Bairro Tirol, próximo a numeração 136-400. O objetivo da visita, requerida pelo vereador Jair Di Gregório, é verificar as obras de recapeamento feitas na via. O secretário Municipal de Obras, Josué Valadão e o coordenador da Regional Barreiro, Walmir Mattos foram convidados para a vistoria.

Superintendência de Comunicação Institucional