CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Mais uma necrópole de BH é vistoriada após denúncias de irregularidades

Cemitério municipal no Bairro Jaqueline, o menor da cidade, também é alvo de ações de “enxadinhas”

terça-feira, 6 Agosto, 2019 - 19:15

Foto: Divulgação/CMBH

A ação dos chamados “enxadinhas”, que cobram para fazer a manutenção de túmulos, e o fornecimento de lanches por funerárias também foram constatados no Cemitério da Consolação, localizado no Bairro Jaqueline, Região de Venda Nova. Em visita técnica realizada nesta terça-feira (6/8), a Comissão de Administração Pública ainda encontrou depredações e falta de segurança na necrópole. O colegiado verificou situação semelhante no Cemitério da Paz no mês passado. Saudade e Bonfim também serão fiscalizados nos dias 8 e 13 de agosto, respectivamente.

“Recebi denúncias sobre as ‘máfias’ que atuam de forma irregular nos cemitérios públicos da Capital”, declarou o vereador Jair Di Gregório (PP), que solicitou a série de visitas técnicas. Ele se refere às gangs dos “enxadinhas”, que cobram para cuidar de sepulturas e à dos lanches, que fornecem indevidamente alimentação nos velórios. Outras irregularidades também foram denunciadas como a oferta de planos funerários nos velórios e propostas para troca e venda de túmulos.

O administrador do Cemitério da Consolação, André Funchi, informou que por ser o menor dos cemitérios públicos da Capital o problema, “apesar de grave, é menor”. Segundo o administrador, a necrópole conta com rondas diárias da Guarda Municipal, o que não é suficiente para afastar usuários de drogas que utilizam o local. Também foram adotadas medidas administrativas que atenuam ações criminosas como, por exemplo, o estabelecimento de prazo para apresentação da guia paga para reserva de velório.

 O Cemitério da Consolação foi inaugurado há 40 anos, ocupa uma área de cerca de 80 mil m², conta com oito quadras para sepultamentos  e possui cinco salas para velórios. Tem uma média de oito sepultamentos por dia.

Privatização em estudo

O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e diretor interino de Necrópoles, Wellington Corrêa, informou que a Prefeitura está empenhada na reorganização dos cemitérios públicos municipais e lembrou que “não é nada simples administrar necrópoles”. Segundo ele, existe muito empenho do Executivo para estabelecer bases legais e administrativas visando à concessão de serviços do setor à iniciativa privada. “Isso vai evitar o ganho fácil e o desvio de dinheiro, além de ajudar a combater irregularidades”. Em função das iniciativas que estão sendo feitas no setor, segundo Corrêa, funcionários da Prefeitura receberam ameaças de morte.

Jair Di Gregório informou que os relatórios das visitas técnicas realizadas serão encaminhos ao Ministério Público, que apura irregularidades nos cemitérios públicos de Belo Horizonte, desde 2016.   

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para verificar as condições estruturais e funcionais do Cemitério da Consolação - Comissão de Administração Pública