TRAFEGABILIDADE

Segurança de veículos e pedestres está comprometida em rua do Bairro Caiçara

Intervenção no local depende de estudo técnico e ação conjunta entre PBH e Copasa

terça-feira, 17 Setembro, 2019 - 11:30

Foto: Divulgação/CMBH

A Rua Ciclópica, no Bairro Caiçara Adelaide, é uma via com alto trânsito de veículos (leves e pesados) e realiza o escoamento e o acesso de veículos que trafegam pelo Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A movimentação intensa, entretanto, não tem acontecido com segurança e há cerca de cinco anos um carro caiu numa cratera que existe no meio da via. Na manhã desta terça-feira (17/9), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou uma visita ao local para verificar as condições de trafegabilidade e constatou o problema.

Além do vereador Carlos Henrique (PMN), que solicitou a visita técnica, estiveram presentes o coordenador de Administração Regional Noroeste, Saulo Queiroz, e o técnico da BHTrans, Wellington Nogueira. Para o coordenador da Regional, 75% da intervenção necessária para garantir a segurança do tráfego no local depende da Copasa. “Aqui é um problema de canalização que tem que ser estudado e visto junto com a Copasa e a Sudecap. É preciso um estudo técnico, porque não é um trecho grande, mas precisa de um projeto de engenharia”, avaliou Saulo, lembrando que o projeto irá determinar os custos e a possibilidade de recursos.

Segundo moradores locais, outro trecho da via, um pouco mais abaixo, também estaria descoberto. Entretanto, para Queiroz, o ideal seria executar os serviços em etapas distintas, a fim de garantir a viabilidade econômica dos mesmos.

Alagamentos

Aparecida de Castro é moradora do entorno há 45 anos e diz que, embora queira muito que a chuva chegue, este é sempre um período de apreensão e medo, em função do alagamento que ocorre na via. “Vem água de todos os lados e concentra aqui neste trecho, entra nas nossas casas, derruba até muro”, contou Aparecida.

Encaminhamentos

Para o vereador Carlos Henrique, o local realmente requer atenção. O parlamentar se comprometeu com a comunidade a buscar junto à Prefeitura e à Copasa uma solução. “Iremos entrar com um requerimento na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário solicitando da Copasa um estudo do local, e já pedir ao Valadão (secretário municipal de Obras) uma agenda para vermos a viabilidade disso aqui”, explicou o vereador.

Superintendência de Comunicação Institucional   

Visita técnica para verificar condições de trafegabilidade na Rua Ciclópica, entre as Ruas Antônia Felícia dos Reis e Rita Ferreira - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário