Projeto Câmara EJA recebe propostas de jovens e adultos para área da saúde
Cerca de 30 estudantes, de 16 a 62 anos, participaram da 1ª edição do projeto realizada em 2019; encerramento será no dia 4/12
Foto: William Delfino/ CMBH
Inaugurado no último mês de setembro, o Câmara EJA é o mais novo projeto de formação para cidadania desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de BH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed/PBH). A iniciativa recebe dezenas de jovens e adultos, matriculados em escolas municipais, para imersão em um programa de formação sobre o papel do parlamento na fiscalização de políticas públicas. Na próxima quarta-feira (4/12), o Câmara EJA conclui a sua 1ª edição, com a certificação de mais de 30 estudantes, em evento solene, a partir das 19h30, no Plenário Amynthas de Barros. A cerimônia será marcada pela entrega simbólica, à Comissão de Participação Popular, de quatro propostas de intervenções elaboradas pelos estudantes para as políticas públicas de saúde.
A exemplo de outras iniciativas voltadas à educação para a cidadania - como o Câmara Mirim (que atende crianças e adolescentes do ensino fundamental) e o Parlamento Jovem (destinado a estudantes do ensino médio) - o Câmara EJA busca estender essas ações a jovens, adultos e idosos, apresentando o funcionamento do processo legislativo e o papel do vereador, como forma de proporcionar o debate e a participação desse público na construção das políticas públicas na capital. Nesta edição, foram recebidos estudantes de duas escolas municipais, a E.M. José Maria dos Mares Guia (Bairro Heliópolis) e a E.M. Honorina Rabello (Bairro Goiânia), com idades entre 16 e 62 anos.
Sugestões populares
O conteúdo do projeto aborda conceitos como democracia, cidadania, participação social e organização do Estado Brasileiro, buscando fomentar o interesse popular no debate político e fortalecer os espaços de interlocução entre os estudantes e os vereadores de Belo Horizonte. Nesse contexto, a atividade reserva espaço para a apresentação de propostas desses alunos para intervir nos problemas da cidade, que serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara de BH e podem tramitar na forma de proposições legislativas, como projetos de lei ou indicações à Prefeitura.
As sugestões elaboradas nesta edição foram voltadas à área de saúde e envolvem medidas como a criação de ferramentas digitais para marcação de consultas online e a disponibilização de um aplicativo de transporte específico para atendimentos de saúde, onde possam ser solicitadas ambulâncias ou automóveis para conduzir pessoas que não têm condição financeira de pagar o próprio transporte até os locais de exames e consultas.
Chefe da Seção de Formação de Cidadania, Milton Ferreira destaca a importância do projeto, contando que o trabalho com o público adulto já era uma vontade antiga da instituição. “Queremos contribuir para que o cidadão se aproprie desse espaço de democracia e cidadania”, afirma o servidor, lembrando que a expectativa é de continuidade do projeto já no próximo ano.
Parcerias
O gerente da Escola do Legislativo, Roberto Almeida explica que a Escola está utilizando um investimento metodológico novo, considerando o perfil desse público, em fase de alfabetização e com suas especificidades. “Num trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, com as diretorias regionais de Educação, e com professores e alunos, por meio de rodas de conversa, discutiu-se cada uma das atividades educativas. O objetivo é que as atividades tenham impacto pedagógico concreto na experiência desses estudantes”, completa.
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