BAIRRO GAMELEIRA

Passarela do metrô e acesso à Funed foram verificados em visita técnica

Fluxo intenso de veículos na Rua Conde Pereira Carneiro dificulta entrada de e saída de caminhões da Fundação Ezequiel Dias 

quinta-feira, 5 Março, 2020 - 20:00

Foto: Keiti Almeida /Gabinete Vereador Jair Di Gregório

As operações de entrada e saída de carretas que transportam medicamentos produzidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) enfrentam dificuldades em virtude do trânsito intenso na Rua Conde Pereira Carneiro, na Gameleira, Região Oeste da Capital. A via é um movimentado ponto de ligação entre a Avenida Amazonas e a Via Expressa. Por solicitação do vereador Jair Di Gregorio (PP),  a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou, nesta quinta-feira (5/3), uma visita ao local com o objetivo de avaliar a situação e buscar solução para o problema. Na sequência, a Comissão verificou as condições de acessibilidade da passarela que dá acesso à Estação Gameleira do metrô.

Segundo o chefe de Logística da Funed, André Moreti, mais de 20 carretas especiais (monitoradas e climatizadas) passam mensalmente pela Fundação e transportam mais de 20 milhões de doses de vacinas e soros destinadas a diversas regiões do país. Ele explica que, em função da burocracia que envolve este tipo de transporte, é muito difícil definir horários fixos para os carregamentos. “Como o trânsito no local é intenso, na maioria das vezes as operações de entrada e saída dos veículos ficam difíceis”, considerou, sugerindo a instalação de um semáforo no local.

O gerente Regional Barreiro/Oeste da BHTrans, Anderson Leal, disse que é viável a implantação de um semáforo de acionamento manual no local. “A operação do equipamento tem que ser feita pela Funed”, frisou. E ressaltou que a BHTrans precisa desenvolver um projeto e estudar o impacto da medida na região.

Outros problemas

As ruas internas da Funed ainda são públicas, de responsabilidade do município e estão precisando de manutenção. A direção da instituição solicitou empenho da Comissão, junto à Prefeitura, para resolver o problema de recapeamento das ruas internas, já que legalmente a direção da Fundação não tem como atuar. 

Também solicitou apoio para a anexação de um terreno de 27 mil m², atualmente utilizado como estacionamento para funcionários. Segundo o assessor da Diretoria de Planejamento e Finanças, Marcos Hasen, o projeto é utilizar o terreno para a expansão da Fundação. “Entretanto, a área tem partes do Município, do Estado e da União. Atualmente não pode fazer nenhum tipo de construção”, considerou.

Jair de Gregório disse que vai se empenhar - “junto a Prefeitura e outros órgãos” - para encontrar uma solução para os problemas apresentados pela Fundação Ezequiel Dias.

Participaram da visita o Coordenador da Regional Oeste, Sílvio Malta; o analista da BHTrans, José Renato Oliveira; o presidente da Funed, Maurício Abreu Santos; o engenheiro da Funed, Alexandre Vitor da Silva e o chefe de serviços de animais peçonhentos, Rômulo Toledo.     

Passarela / Metrô Gameleira

Metade da passarela que dá acesso à estação Gameleira do metrô está sem iluminação e a acessibilidade precisa de pequenos reparos. A falta de iluminação é no trecho sobre a Via Expressa. 

Segundo a moradora da região, Beatriz Batista, “o problema maior é a falta de segurança à noite. A passarela é muito utilizada pelos alunos da PUC que precisam utilizar o metrô. Mas a situação atinge também os moradores e os ambulantes que trabalham na região.”

O coordenador da Regional Oeste, Sílvio Malta, informou que já existe projeto para a iluminação do local e que vai apurar o que está ocorrendo para que a obra seja realizada. O vereador Jair di Gregório disse que vai solicitar providências à Secretaria de Assuntos Institucionais da PBH para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.     

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para verificar a necessidade de implantação de sinalização horizontal e vertical na Rua Conde Pereira Carneiro, no Bairro Gameleira

Visita técnica para verificar as condições de acessibilidade da passarela do metrô estação Gameleira - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário