VISITA TÉCNICA

Problemas na drenagem pluvial podem causar cheias em via do Bairro Pilar

Rua São Pedro da Aldeia tem bueiros entupidos e caixas de captação destruídas, o que pode estar causando alagamento na Rua Jerônimo Marcucci

terça-feira, 3 Março, 2020 - 15:15

Foto: Divulgação/CMBH

Em visita técnica realizada nesta terça-feira (3/3) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário à Rua Jerônimo Marcucci, no Bairro Pilar, verificou-se que a referida via sofre com alagamentos. Um morador contou que a água já chegou a um metro e meio em uma das casas. Ainda não se sabe a causa exata do problema, mas sustenta-se que a água vem principalmente da via que cruza a Jerônimo Marcucci e localiza-se num ponto mais alto – a Rua São Pedro da Aldeia, com seu sistema de drenagem pluvial entupido e algumas caixas de captação destruídas. A vistoria foi solicitada pelo vereador Irlan Melo (PL).

O engenheiro da Gerência de Manutenção de Vias Públicas Elton Moschioni afirmou que a questão deve-se à falta de manutenção, que causa entupimento das bocas de lobo devido ao carreamento de material sólido, como solo e minério. A água que deveria ser captada está sendo jogada na via. O representante da Prefeitura também citou que algumas caixas de captação do sistema de drenagem pluvial estão deterioradas. “Tem que se fazer uma vistoria periódica e, havendo necessidade, faz-se a manutenção”, afirmou.

“Moro na Rua Jerônimo Marcucci há 26 anos e sempre acontecem alagamentos. Muitas vezes o problema é de manutenção, o pessoal não limpa, no ponto mais abaixo da rua tem uma área de captação. E agora também está tendo muito volume de água, as galerias que existem lá embaixo não comportam mais essa água que está descendo”, explicou o eletricista Wemerson Soares Antunes. Apesar de citar a falta de manutenção, ele afirmou que, apenas neste ano, a Prefeitura já limpou as bocas de lobo duas vezes, mas isso não resolveu o problema. O morador citou a Rua Moicanos como principal contribuinte para as cheias. A via é perpendicular à Rua Jerônimo Marcucci e localizada em lado oposto à Rua São Pedro da Aldeia.

Para Irlan Melo (PL), as cheias devem-se a dois problemas: o primeiro, sistêmico, que depende da avaliação de toda a bacia hidrográfica, e o segundo, de manutenção: “Vou solicitar à Sudecap para realizar um estudo dessa bacia para descobrir porque isso está acontecendo”, afirmou, acrescentando que pedirá à Prefeitura a manutenção de todos os bueiros existentes. “E vou pedir a quem for responsável para refazer esse sistema de drenagem que, infelizmente, não está captando a água como deveria. Uma vez estudada a bacia, existe obra de engenharia capaz de resolver o problema”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para vistoriar as condições estruturais da Rua Jerônimo Marcucci, devido às fortes chuvas que atingiram a capital - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário