MEIO AMBIENTE

Seminário vai debater soluções em planejamento urbano para período de chuvas

Audiência pública vai discutir guarda de animais domésticos, programas de adoção consciente e controle de zoonoses

segunda-feira, 2 Março, 2020 - 16:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou, nesta segunda-feira (2/3), a realização de seminário para debater soluções e planejamento urbano para enchentes, alagamentos e outros problemas causados pelas chuvas na cidade. Segundo o Requerimento 138/2020, de autoria dos vereadores Gabriel (sem partido), Irlan Melo (PL) e da presidente da Casa, Nely Aquino (PRTB), é fundamental dar início a um debate propositivo sobre o tema que tenha como princípio apresentar ao Executivo Municipal sugestões de medidas de médio e longo prazos que sanem os problemas enfrentados pela população em período chuvoso. O tema foi discutido pela Câmara de BH em audiências públicas e visitas técnicas em várias comissões temáticas durante as últimas semanas. A proposta do seminário é efetivar o debate com vários representantes da Prefeitura ligados ao tema e especialistas vindos de universidades e instituições que estudam os mais diversos aspectos ligados ao tema. O seminário acontecerá no dia 25 de março, às 13h, no Plenário Amynthas de Barros. (Confira as ações da Câmara relativas ao período chuvoso)

Também foi aprovado requerimento de audiência pública para discutir guarda de animais domésticos, ações de segurança ambiental, fiscalização e controle de zoonoses. O requerimento é de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSL) e tem como proposta central pensar e planejar ações do Município para o estabelecimento de política “responsável em relação à causa animal, no que diz respeito à guarda de animais domésticos e programas de adoção consciente”. A data e o local da audiência ainda serão marcados.

Visita técnicas

Dando sequência às visitas técnicas aos Centros de Vivência Agroecológica (Cevaes), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou requerimento dos vereadores Edmar Branco (Avante), Bella Gonçalves (Psol), Pedro Patrus (PT) e Juninho Los  Hermanos (Avante), que solicita vistoria ao Cevae Coqueiros, que fica na Rua Eneida, 1589, Bairro Coqueiros. A visita acontecerá no dia 19 de março, às 9h. Os Cevaes têm como objetivo promover o desenvolvimento das comunidades sob sua área de influência de modo sustentável, por meio de intervenções socioambientais participativas, como política de meio ambiente e de segurança alimentar, representando uma opção de ocupação sustentável e fomentando a agricultura urbana. Os vereadores já visitaram os Cevaes Capitão Eduardo e Taquaril.

Pedido de Informação

O vereador Gilson Reis(PCdoB) apresentou à Comissão pedido de informação direcionado à Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo é receber informações sobre o Fundo Municipal de Saneamento desde o ano de 2004. Valores anuais, quanto foi gasto em obras e quais obras foram concluídas são alguns dos questionamentos feitos pelo vereador em requerimento aprovado pela Comissão. Além de informações sobre o Fundo, o vereador também quer saber sobre o quadro de servidores da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel). O pedido tem como justificativa os fatos ocorridos durante o período chuvoso.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

4ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana