REUNIÃO ESPECIAL

Ações de apoio ao comércio durante isolamento social serão discutidas na terça

Estão convidados para o debate representantes do Poder Executivo e do setor produtivo da capital. População pode enviar perguntas

sexta-feira, 24 Abril, 2020 - 19:15

Foto: Divulgação/CMBH

As questões que impactam o comércio e o setor produtivo de Belo Horizonte durante a execução de ações para o enfrentamento da Covid-19 serão discutidas em nova reunião especial, na Câmara Municipal, na terça-feira (28/4), às 10h, por requerimento do vereador Gabriel (Patri). A reunião poderá ser acompanhada em tempo real pelo Portal da CMBH; posteriormente à realização, o vídeo estará disponível para consulta e download. A população pode participar do debate enviando perguntas pelo formulário eletrônico disponível no Portal CMBH.

No ofício dirigido à presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino (Pode), em que solicita a realização da reunião especial, o parlamentar defende a necessidade da manutenção do isolamento social até a indicação de sua interrupção pelos infectologistas e epidemiologistas que compõem as equipes de especialistas para enfrentamento à pandemia. Ao mesmo tempo, o vereador afirma ser necessário ouvir o posicionamento do Poder Executivo acerca das ações de apoio ao comércio, que enfrenta dificuldades em decorrência da suspensão do Alvará de Localização e Funcionamento decretada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Foram convidados para participar, virtualmente, os secretários das pastas de Saúde, Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, e de Desenvolvimento Econômico. Também fazem parte da lista de convidados instituições da sociedade civil, entre elas Amis (Associação Mineira de Supermercados), CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Acomac (Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais), Fetecemg (Federação das Empresa de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), Associação Hipercentro, Sincateva (Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte), CMI/Secovi (Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais) e Convention & Visitors Bureau. Como medida para resguardar a saúde dos convidados, a participação dar-se-á por ferramentas digitais. Apenas o vereador Gabriel estará presente em Plenário.

Superintendência de Comunicação Institucional