ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Programa de incentivo para edificações sustentáveis avança em 1º turno

Certificação de Crédito Verde permitirá ao titular do imóvel a extinção total ou parcial de créditos inscritos na dívida ativa 

terça-feira, 8 Setembro, 2020 - 19:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Com parecer favorável da Comissão de Administração Pública aprovado nesta terça-feira (8/9), segue tramitando na Câmara de BH a proposta de criação do Programa de Certificação de Crédito Verde (PCCV), que incentivar a adequação das edificações da cidade às medidas de sustentabilidade e resiliência, contribuindo para reduzir impactos das mudanças climáticas. Para participar do programa, o imóvel deverá estar devidamente regularizado, conforme a legislação municipal. A adoção das medidas previstas no PCCV conferirá ao titular do imóvel o direito a créditos na Dívida Ativa, proporcional às medidas adotadas e aos custos com sua implantação.  

Proposto no PL 1013/20, de iniciativa parlamentar, o Programa de Certificação de Crédito Verde (PCCV) premiará edificações que implantarem medidas de sustentabilidade e resiliência, reconhecidas pelo Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte (Selo BH Sustentável). Obtido o selo - Bronze, Prata, Ouro ou Diamante -, o titular do imóvel receberá o Certificado de Crédito Verde (CCV), que poderá ser utilizado para a extinção total ou parcial de débitos inscritos na dívida ativa do Município. O crédito será proporcional às medidas adotadas nas categorias Água, Energia, Enfrentamento às Mudanças Climáticas, Mobilidade, Permeabilidade ou Resíduos, e aos custos de sua implantação, devidamente comprovados.

Só serão admitidas no programa as edificações regularizadas perante a fazenda pública, que não tenham pendências relativas ao licenciamento ou fiscalização ambiental, com projeto licenciado anteriormente à vigência de Lei n° 11.181/19. O texto impõe, entre outras normas, a manutenção da eficiência das medidas por pelo menos cinco anos. Segundo o autor, o PL 1013/20 aprimora a proposta denominada “IPTU Verde”, apresentada em 2017, reestruturada após um extenso diálogo com o Poder Executivo.

Tramitando em 1º turno, o PL já obteve o aval das Comissões de Legislação e Justiça e de Meio Ambiente e Política Urbana, e ainda será analisado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas antes de ser votado pelo Plenário.

Linha irregular e atendimento ao cidadão

Antes do enceramento da reunião, foi registrado o recebimento de resposta da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) ao Requerimento de Comissão (RC) 437/20, encaminhado em junho, que solicitou informações sobre a Linha Suplementar S-11 e a Linha 2353, que trafegam entre os Bairros Cruzeiro e Gutierrez, na Região Centro-Sul. No ofício, a BHTrans esclarece que a S-11 detém a concessão da linha; a outra, que funcionava sem autorização, já foi notificada e interrompeu a operação no trecho.

Outro ofício recebido contém informações sobre a mudança nos portais de atendimento ao cidadão via internet (SACWEB), questionada pela Comissão em agosto por meio do RC 561/20.  Em resposta ao questionamento, a Prefeitura esclarece que a mudança refere-se à solução de cadastro e validação do usuário e à modernização da plataforma de gestão, não havendo qualquer alteração no formato de recebimento das demandas; quanto à necessidade de identificação do CPF do cidadão, inclusive em solicitações de fiscalização, a resposta ao pedido de informação afirma que a ausência de anonimato não se confunde com ausência de sigilo das demandas que possuem essa proteção resguardada.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

24ª Reunião Ordinária - Comissão de Administração Pública