SUSTENTABILIDADE
BH sediará congresso mundial sobre a questão ambiental



O Congresso acontece no ano que vem, entre os dias 30 de maio e 2 de junho. Será a primeira vez que o evento vai ocorrer em uma metrópole da América Latina. Belo Horizonte concorreu com outras 35 importantes cidades de todo o mundo para sediar o evento, que deve reunir mais de mil participantes de diversos países. O centro do debate será a questão ambiental e a sua interatividade com os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
O Iclei, sigla de “‘International Council for Local Environmental Initiatives”, é a principal organização internacional de cidades para ações de desenvolvimento sustentável e conta com mais de 1.200 membros. O Congresso será uma instância preparatória da participação dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de junho de 2012.

Para o vereador Tarcísio Caixeta (PT), a realização do encontro na cidade é um reconhecimento das políticas da área. Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira a restringir o uso das embalagens plásticas nos estabelecimentos comerciais – iniciativa que teve origem em projeto de lei do vereador Arnaldo Godoy (PT) e contou com a aprovação da Câmara Municipal.
Além do anúncio, também foi lançado hoje o manual do projeto Políticas de Construção Sustentável (PoliCS) da Rede Iclei Cidades pela Proteção do Clima (CCP). O projeto integra a campanha global do Iclei e visa explorar soluções para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor da construção civil na América do Sul. Belo Horizonte é um dos governos-piloto do projeto, ao lado de Buenos Aires e Montevidéu. São Paulo e Porto Alegre também participam.
Superintendência de Comunicação Institucional