Frente de Vereadores da RMBH se reúne na Câmara da capital para propor soluções conjuntas
A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte será tema de discussão do 7º Encontro da Frente dos Vereadores Metropolitanos (FREVEM)

A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte será tema de discussão do 7º Encontro da Frente dos Vereadores Metropolitanos (FREVEM), presidida pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), nesta quarta-feira (01/06). O evento será às 8h30 no Plenário Amynthas de Barros e reunirá vereadores da RMBH e do Colar Metropolitano. O secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, proferirá palestra durante o encontro.
As discussões em torno da mobilidade urbana serão pautadas por demandas apresentadas pelos vereadores, a partir das necessidades das cidades que representam. Entre as já apontadas por dezesseis cidades estão: instalação de terminal rodoviário; planejamento integrado de transporte e trânsito; prestação de serviços de transporte coletivo; e obras viárias como pavimentação e construção de vias, intervenção em rodovias e construção de pontes.
O presidente da Câmara de BH, vereador Léo Burgues, defende melhorias para o transporte público e para as vias da região metropolitana, como a expansão do metrô, a implantação do VLT e BRT, entre outras iniciativas. Segundo o vereador, para que as intervenções ocorram é necessário um trabalho conjunto entre as instâncias de governo. “SO presidente da Câmara de BH, vereador Léo Burgues, defende melhorias para o transporte público e para as vias da região metropolitana, como a expansão do metrô, a implantação do VLT e BRT, entre outras iniciativas.
Segundo o vereador, para que as intervenções ocorram é necessário um trabalho conjunto entre as instâncias de governo. “Só com a integração das secretarias, prefeituras e vereadores é que poderemos alcançar sucesso na questão da mobilidade”, defendeu.
Debate metropolitano
A Frente foi idealizada durante o Seminário de Abertura do Fórum Metropolitano da RMBH em 2007, promovido pela Câmara Municipal, e criada durante a II Conferência Metropolitana, em dezembro de 2009.
Composta por vereadores dos 34 municípios da RMBH e de 14 cidades do Colar Metropolitano, a Frente é coordenada por um grupo de oito vereadores, que atuam em microrregiões incentivando a participação dos municípios e levantando suas necessidades.
Entre as atribuições da FREVEM estão acompanhar as ações do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano, da Agência Metropolitana e a gestão do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, mantendo informados os integrantes do Fórum Permanente. Os temas de discussão e atuação da FREVEM são Meio Ambiente (Saneamento Básico e Resíduos), Transporte/Mobilidade Urbana e Saúde e Segurança Pública.
No ano passado, foram organizados cinco encontros em diferentes cidades que resultaram, entre outras ações, em reunião com o governador Antônio Anastasia, no reconhecimento do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDDI) e na elaboração do esboço de um Regimento Interno para nortear os trabalhos da Frente.
Superintendência de Comunicação Institucional