Câmara cria o Rede de Conversas e amplia debate virtual com estudantes
Projeto é aberto a todas as escolas de BH. Interessados em participar podem enviar e-mail para seccid@cmbh.mg.gov.br
Foto: Divulgação/CMBH
Com o objetivo de debater política, participação popular, democracia e papel do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, acaba de criar o projeto Rede de Conversas, uma iniciativa voltada aos estudantes do ensino médio e fundamental. Os encontros virtuais são abertos à participação de todas as escolas das redes municipal, estadual e particular; interessados podem enviar manifestação para o endereço eletrônico seccid@cmbh.mg.gov.br. A proposta de criação do projeto surgiu de uma experiência da Escola do Legislativo com o Centro Pedagógico da UFMG, que já realizava debates nesse formato sobre temas de interesse dos alunos do 7º, 8º e 9º ano. As reuniões contam com a participação de professores e de servidores da Câmara de BH, e utilizam aplicativos e plataformas de tecnologia de comunicação para tornar as conversas mais dinâmicas.
As reuniões começam a partir de um tema específico, com a participação de 50 estudantes em média. Durante os encontros, que acontecem virtualmente, os professores e servidores da Câmara procuram usar recursos que ajudem os estudantes a falar, pois como a proposta é uma roda de conversa, é fundamental que os alunos falem o que pensam sobre democracia e o que faz um vereador. “A gente começa perguntando para os estudantes se eles conhecem os Três Poderes, se eles sabem quais são, qual é a função de cada um, e a partir das respostas nós vamos explicando tudo, vamos construindo juntos um conhecimento", explica Milton Ferreira, chefe da Seção de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo. Milton conta que a experiência é também um desafio para a própria Escola do Legislativo, que está apredendo a trabalhar com o formato. Em janeiro já estão previstos 12 encontros, somente com o Centro Pedagógico.
Debate importante
Segundo o professor do Núcleo de Artes do Centro Pedagógico da UFMG, Cláudio Emanuel dos Santos, as rodas de conversa têm contribuído muito para a formação humana dos alunos. “Pra gente está sendo muito produtiva esta experiência porque, diante de temas tão importantes para nossa vida, o debate sobre política é fundamental para todos nós. Acho que o processo de discussão da política e todas as suas derivações faz parte da nossa vida como o debate sobre democracia e representatividade, por exemplo. Temos uma hora por semana e é bacana, por que é feito de forma didática, levado pelos servidores da Câmara. Acho que o interesse de todos por essa discussão e a vontade de ouvir e esclarecer para difundir este conhecimento é primordial, principalmente para os jovens, para o posicionamento que eles possam vir a ter diante de questões como a participação social e os ataques à democracia”, afirma o professor.
Ainda segundo Cláudio, que é doutor em educação pela UFMG, a troca de informações não se restringe somente a questões próprias do Legislativo. “Nos debates a gente faz link com história, matemática, arte e com questões sociais. Este é um projeto muito importante que não deve parar, pois é uma ação muito séria da Câmara na relação com as escolas e com essa juventude que está vindo aí”, ressalta o professor.
Gerando interesse
“Precisamos ficar atentos a tudo que está acontecendo, pois somos o futuro”, diz o aluno do 9º ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico Matheus Ferreira Rabelo, expressando o sentimento de um grupo bem maior de estudantes que já participaram desses encontros. Mateus confessa que o tema tratado não era de seu interesse, mas afirma conscientemente que isso mudou. “Eu não gostava de política, mas a partir dos nossos encontros eu comecei a querer saber mais sobre o assunto como um todo. Comecei a buscar mais informações, coisa que eu não fazia, até porque quando se está no debate é preciso ter informações para poder debater com as outras pessoas. Comecei a ter mais interesse”, afirma o jovem que, com as rodas de conversa, passou a fazer conexões entre os temas debatidos e o dia a dia. “Sempre passa nos jornais sobre a política e eu não sabia muito o que significava tudo isso. Como comecei a buscar mais informações, o que foi essencial, eu comecei a entender e debater um pouco mais do que se trata, como acontece e o que acontece. A política é uma coisa que é importante ser discutida principalmente por nós jovens que somos o futuro”, conta o estudante.
Ampliação
A experiência com o Centro Pedagógico da UFMG deu tão certo que a Escola do Legislativo vai ampliar o trabalho. “A nossa ideia é expandir esse mesmo modelo, que vai se chamar Rede de Conversas, e oferecer justamente este mesmo conteúdo para outras instituições de ensino. Vamos poder falar um pouco sobre política, sobre participação popular e sobre o papel da Câmara nesses encontros”, afirma Milton Ferreira. As escolas que quiserem participar devem enviar e-mail para a Seção de Formação de Cidadania no endereço eletrônico seccid@cmbh.mg.gov.br.
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