Defesa dos animais

Condições sanitárias dos animais vendidos no Mercado Central serão vistoriadas

Visita técnica foi marcada para dia 9 de março, às 10h. Comissão também questiona início do funcionamento de hospital veterinário 

sexta-feira, 26 Fevereiro, 2021 - 20:45

Foto: Ernandes Ferreira/CMBH

No dia 9 de março, às 10h, a Comissão Especial de Estudo - Políticas de Proteção e Defesa dos Animais vai vistoriar as condições sanitárias dos animais comercializados no Mercado Central. Proposta pela presidenta do grupo, Duda Salabert (PDT), a visita técnica foi aprovada durante reunião realizada nesta sexta-feira (26/2). Também foi acatado pedido de informações de Juninho Los Hermanos (Avante), endereçado ao prefeito Alexandre Kalil, questionando o início dos serviços do primeiro Hospital Público Veterinário de Minas Gerais. O grupo rejeitou o pedido de visita técnica ao Centro de Zoonoses do Bairro São Bernardo (Região Norte de Belo Horizonte), que visava verificar o funcionamento dos setores de tratamento e doação de animais, além da destinação de animais não adotados. A vistoria foi cancelada porque foi aprovado requerimento, tratando do mesmo tema, na Comissão de Saúde e Saneamento.

No requerimento de visita ao Mercado Central, Duda explicita: “A realização desta visita técnica se justifica pela existência de animais comercializados junto a gêneros alimentícios, fato que compromete a adequação sanitária do comércio. Ademais, o bem-estar dos animais lá vendidos também é uma questão a ser perquirida”. Serão avaliadas principalmente as condições de acondicionamento dos animais comercializados no local e, ainda, a salubridade do espaço onde são colocados, o estado de conservação e limpeza do recinto, e se está há promoção do bem-estar animal.

A vereadora defendeu que a covid-19 e outros surtos e epidemias têm origem zoonótica (transmitida por animais) e que a saúde animal, ambiental e humana são interdependentes. Diante disso, sugeriu trabalhar sobre os seguintes eixos: estudo da comercialização de animais, do zoológico de Belo Horizonte e sua relação com a saúde pública e animal, e dos conflitos envolvendo animais silvestres (cujo controle seria essencial para equilibrar a relação dos animais com seres humanos e evitar epidemias). Ela entregou um plano de ação a Wanderley Porto (Patri), relator da comissão, para auxiliar no trabalho. “Na próxima reunião, apresentamos relatório para ser votado”, garantiu Porto.

Hospital veterinário

Os cuidados veterinários foram pautados com a aprovação do pedido de informações à Prefeitura sobre o chamamento público de 10 de julho de 2020, visando selecionar organizações da sociedade civil (OSC) para gerir o hospital veterinário público que funcionará na Rua Pedro Bizoto, 230, no Bairro Madre Gertrudes (Região Oeste da capital). O início das atividades tinha sido previsto pela PBH para o final de 2018. No documento, Los Hermanos questiona em que fase se encontra esse chamamento, o teor do plano de trabalho integrante dele e a previsão de início de funcionamento do hospital.

A PBH informou, no chamamento, que a parceria com as organizações da sociedade civil inclui recepção e triagem, atendimento clínico (incluindo emergenciais) e cirúrgico, realização de exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento dos tratamentos, gestão dos medicamentos e de prontuários para prestação de serviços veterinários em cães e gatos. Serão atendidos pelo menos 30 cães e/ou gatos por mês, sendo 27 cães e/ou gatos da população de baixa renda e três animais criados por protetores independentes e organizações da sociedade civil que trabalham com proteção animal.

Saída

Ao fim da reunião, Rogerio Alkimim (PMN) anunciou sua saída da comissão especial em favor de um pedido de Miltinho CGE (PDT), membro suplente, para participar como efetivo: “Por ele ter mais conhecimento, por ele viver no dia a dia essa bandeira dos animais, eu assinei o documento”.

Miltinho CGE tem como preocupação política essencial a defesa dos animais, sendo idealizador do Grupo Arrudas, que ajudou a resgatar, cuidar e garantir adoção responsável para centenas de animais. Alkimim anunciou que provavelmente não estará presente na próxima reunião. Os vereadores elogiaram o colega pela cessão. Para Porto, foi ”um ato de nobreza”. Duda pontuou: "Temos certeza de que nós podemos, via comissão, para onde o senhor for, construir o diálogo para uma pauta que é uma pauta também sua”.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

3ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Proteção e defesa dos animais