VISITA TÉCNICA

Maternidade Leonina Leonor será inspecionada nesta quinta pela Comissão de Mulheres

Unidade, construída para realizar até 350 partos humanizados por mês, está desativada  

quarta-feira, 3 Março, 2021 - 15:30

Foto: Igor de Macedo Nogueira da Gama

A Maternidade Leonina Leonor Ribeiro, localizada em Venda Nova, está pronta desde 2009, mas nunca atendeu uma paciente. A unidade custou aos cofres públicos R$4,9 milhões e corre o risco de não funcionar como maternidade. O local teria sido alvo de invasão, depredação e roubo de materiais. A situação da maternidade será conferida de perto nesta quinta-feira (4/3), às 10h, pela Comissão de Mulheres, a requerimento da vereadora Sônia Lansky da Coletiva (PT). A unidade fica na Rua Padre Pedro Pinto, 175, Bairro São Tomaz.

Segundo denúncia do Conselho Municipal de Saúde, a maternidade encontra-se abandonada e destruída, sem nunca ter recebido nenhum paciente. A unidade foi criada com o objetivo de melhorar o processo de humanização do parto na capital. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, estudos da Rede Materno-Infantil mostram que não há demandas para mais uma maternidade na cidade. 

O desvio da finalidade original da Maternidade Leonina já foi debatido pela Comissão de Mulheres que questiona a decisão do Executivo e defende a importância do parto humanizado e de uma unidade para atender pacientes no vetor Norte, garantindo agilidade de atendimento na hora do parto. A comissão aprovou indicação para que seja instituída uma mesa de diálogo para tratar da Maternidade Leonina Leonor, com a intenção de construir, junto à população local, movimentos sociais da cidade interessados, entidades e Conselho Municipal de Saúde, um consenso sobre os equipamentos previstos naquele espaço, com a participação do Poder Executivo, Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde, Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna), Movimento Leonina Leonor é Nossa e Movimento Nasce Leonina.

Foram convidados para a visita técnica representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), gerência responsável pela Maternidade Leonina Leonor, gerência da Upa Venda Nova, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Movimento Leonina Leonor é Nossa, Movimento Nasce Leonina, Movimento Bem Nascer, Movimento Nascer Direito, Ishtar-BH, Parto do Princípio, Rede Nacional pela Humanização do Parto (Rehuna), Associação Minas das Doulas, Sentidos do Nascer, Minas de Doulas, Associação de Doulas de Minas Gerais, Alumiar Materno e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras.

Superintendência de Comunicação Institucional