VISITA TÉCNICA

Obras de escoamento do Córrego Vilarinho serão vistoriadas nesta quinta (2/9)

Finalidade da visita é verificar o cumprimento do cronograma de execução e avaliar medidas de redução do impacto 

quarta-feira, 1 Setembro, 2021 - 12:15

Foto: Divulgação/ PBH

O andamento das obras de implantação da estrutura de captação dos escoamentos superficiais do Córrego do Vilarinho, na Regional Venda Nova, e possíveis medidas de redução de impactos serão averiguados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara de BH na manhã desta quinta-feira (2/9). Aguardada há muito tempo, especialmente pelos moradores e comerciantes mais afetados, a intervenção faz parte do conjunto de obras de grande porte projetadas e anunciadas pela Prefeitura para acabar com as inundações que ocorrem na região a cada período de chuvas. A visita técnica terá início às 9h e deverá ser acompanhada por representantes do Executivo e cidadãos interessados.

Autor do requerimento, Wilsinho da Tabu (PP) alega que a implantação da estrutura de captação pluvial e drenagem das bacias do Vilarinho e do Nado é de grande importância para toda a região de Venda Nova, que sofre todos os anos com o transbordamento dos Córregos, e é aguardada há muito tempo pela população. No início de agosto, a Prefeitura anunciou o início da instalação da caixa de captação com área de aproximadamente 2.800 m² na confluência da Av. Vilarinho com as ruas Doutor Álvaro Camargos e Maçom Ribeiro, segunda etapa das obras propostas. Projeto executivo prevê a conclusão em 480 dias a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora do edital lançado em março de 2020. A estrutura vai receber o volume excedente de escoamento superficial, captando o excesso que se acumula sobre as vias, reduzindo o risco de elevação e o tempo de permanência da água sobre a pista.

Etapas

A primeira etapa - tratamento de fundo de vale e contenção de cheias nos córregos Marimbondo e Lareira, que integram a Bacia do Nado, estão em andamento desde 2020; na terceira etapa prevista, serão implantados novos reservatórios e ampliada a capacidade dos outros quatro que já existem na região. 

Alvo de polêmica em torno de um empréstimo negado pela Câmara, no valor R$900 milhões, a obra segue em “ritmo normal”, segundo a PBH. O Legislativo reprovou a autorização alegando que o Município já dispunha dos recursos necessários e a falta de clareza quanto aos objetivos e custo final da dívida. 

Impactos das obras

Os impactos das obras, no entanto, vêm causando transtornos a moradores, comerciantes e motoristas que trafegam no entorno, que apontam falta de diálogo da Prefeitura em relação às constantes interdições e reabertura de vias, mudanças de circulação e sinalização do trânsito. Para ouvir os afetados, verificar o cumprimento do cronograma e contribuir na busca de soluções para os problemas relatados, os parlamentares vão averiguar de perto o andamento das obras e avaliar possíveis medidas de redução dos impactos.

Participantes

Representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), BHTrans e Administração Regional Venda Nova foram convidados para acompanhar a vistoria e prestar informações aos membros da Comissão e aos cidadãos. O ponto de encontro dos participantes será na confluência da Avenida Vilarinho com as ruas Doutor Álvaro Camargos e Maçon Ribeiro, no Bairro Santa Branca, onde as obras estão sendo realizadas.

Superintendência de Comunicação Institucional