OUTUBRO ROSA

Caminhada de conscientização sobre o câncer de mama será nessa sexta (29/10)

Atividade promovida pela CMBH terá início às 8h, na sede do Legislativo, e seguirá até a Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia

quarta-feira, 27 Outubro, 2021 - 14:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai realizar uma caminhada, nesta sexta-feira (29/10), como parte da programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização para o controle do câncer de mama. O ato, que integra uma extensa programação que contou, entre outras atividades, com lives, audiência pública, e blitz informativa na Praça Sete, está marcado para começar às 8h, com saída da Portaria 4 da CMBH (Avenida Churchill), seguindo até a Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia. O encerramento está previsto para acontecer às 10h. Durante a caminhada, que acontece em parceria com a ONG ASPEC Solidária (Ação Solidária às Pessoas com Câncer), haverá panfletagem. Após a ação, que tem o objetivo de despertar a conscientização sobre o câncer de mama, um grupo de vereadoras realizará visita aos setores de quimioterapia e radioterapia do Hospital Luxemburgo. As parlamentares serão recebidas por Marco Antônio Viana Leite, presidente do Conselho de Administração do Instituto Mario Penna, que também administra a unidade hospitalar localizada na Rua Gentios, 1350, no Bairro Luxemburgo, e é classificada pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. A atividade fecha a agenda do Outubro Rosa da Câmara Municipal.

Ações debateram tratamento e prevenção

Um dos eventos que marcaram as atividades do Outubro Rosa na CMBH foi audiência pública realizada no dia 22 de outubro quando médicos e especialistas identificaram, entre outras coisas, que a dificuldade em se fazer ultrassom é hoje o maior gargalo para que seja realizado diagnóstico e tratamento precoce de câncer de mama em Belo Horizonte. Dados apresentados pelo médico e diretor de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Mastologia, Waldeir de Almeida Júnior, mostram que o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no mundo. A expectativa é que mais de 60 mil tenham a doença este ano no Brasil. Ainda segundo Waldeir, quase 50% das mulheres deixaram de fazer a mamografia por causa da Covid. Em 2020, foram registrados 1,7 mil óbitos de mulheres em Minas Gerais por neoplasia da mama, sendo esta a primeira causa de morte por câncer, no sexo feminino. Alguns fatores podem aumentar o risco da doença, como idade (mais de 50 anos); mama densa; menstruação antes do 12 anos e menopausa após os 55; primeira gravidez após os 30; não ter tido filhos e não ter amamentado; tabagismo; consumo de álcool; obesidade; histórico familiar; e uso de hormônios em excesso.

Com o objetivo de promover ações para evitar a doença na capital e garantir o diagnóstico precoce, a Câmara Municipal, por meio da Comissão de Mulheres, investiu durante todo o mês de outubro em programação voltada para o tema. A CMBH também tem publicado em seus canais oficiais nas redes sociais informações sobre fatores de risco e sinais de alerta para a doença; a fachada do prédio foi iluminada com a cor rosa e foram distribuídos laços rosa, símbolo da campanha. Ao longo do mês foram feitas blitz na Praça Sete com distribuição de panfletos, lives e audiências públicas.

Projetos de Lei

Há anos o Legislativo Municipal investe em uma legislação que auxilie na prevenção e no combate ao câncer de mama em BH. Um exemplo é a Lei 8.919/2004, originária de projeto de lei da Câmara Municipal, que instituiu o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, a ser comemorado no quarto domingo do mês de maio. A norma estabelece que, nessa data, o Município promova atividades destinadas à conscientização e orientação da mulher com idade superior a 40 anos sobre a importância de prevenir a doença.

Há também o Projeto de Lei 1.340/2014, do vereador Fernando Luiz (PSD), que determina que as lojas que comercializem artigos femininos e que disponham de provadores afixem, nos espelhos, adesivos com informações sobre o câncer de mama, ressaltando a importância do autoexame. O texto está em fase de Redação Final e seguirá para sanção ou veto do prefeito. Também tramita o PL 174/2021 que cria o Programa “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”, que incentiva as empresas a motivarem suas funcionárias a fazerem a mamografia. Empresas que aderirem ao programa e se destacarem no atendimento e apoio a suas colaboradoras receberão um diploma de reconhecimento pela facilitação da realização do exame de imagem das mamas. A proposta é assinada pelas vereadoras Nely Aquino, Fernanda Pereira Altoé (Novo), Flávia Borja (Avante) e Marilda Portela (Cidadania); e pelos vereadores Álvaro Damião (Dem), Dr. Célio Frois (Cidadania), Gabriel (sem partido), Irlan Melo (PSD), Jorge Santos (Republicanos), Marcos Crispim (PSC) e Wanderley Porto (Patri).

Superintendência de Comunicação Institucional