CPI DA BH TRANS

Secretário municipal de Governo diz que não agiu para barrar investigações

Adalclever Lopes também negou recebimento de recursos de empresários de ônibus para financiamento eleitoral

quarta-feira, 13 Outubro, 2021 - 18:45

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da BHTrans recebeu, nesta quarta-feira (13/10), na qualidade de testemunha, o secretário municipal de Governo, Adalclever Lopes. Questionado sobre uma possível tentativa de obstrução dos trabalhos dos vereadores, Adalclever negou que tenha agido para impedir as investigações. Pré-candidado a deputado estadual, como informou na reunião, o secretário disse não ter recebido recursos de empresários do transporte para campanha. O depoente conseguiu na Justiça o direito de ficar em silêncio na oitiva – o que foi comunicado por seu advogado, Bruno César Gonçalves da Silva –, mas respondeu à maior parte dos questionamentos. 
 
O vereador Gabriel (sem partido), que conduz a CPI, disse que a presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino (Pode), contou que Adalclever se manifestou “várias vezes” no sentido de evitar a criação da CPI, o que foi negado pelo mesmo. “Não houve nenhuma interferência minha, em momento algum”, declarou o secretário. Ele também negou que estivesse prometendo o fim da CPI, no prazo de 90 dias, a empresários de ônibus em troca de vantagens financeiras.

A respeito do cancelamento do comitê criado para repactuar contratos com as empresas de ônibus e reformular as tarifas cobradas dos passageiros, sobre o qual a CPI tomou conhecimento por meio do Diário Oficial do Município (DOM), Adalclever afirmou que a decisão foi do prefeito Alexandre Kalil (PSD) e que não interferiu na definição. 

Sobre as acusações feitas pelo ex-chefe de gabinete da Prefeitura, Alberto Lage, de que teria participado de reunião com empresários de ônibus para discutir o fim da CPI em troca de financiamento eleitoral, Adalclever disse que nunca recebeu recursos de nenhuma empresa, muito menos de caixa 2. O secretário também disse que não participou de nenhuma conversa com agência de publicidade contratada pela Prefeitura para tratar de pesquisa de intenção de votos em âmbito estadual, como denunciou Lage. 

Indagado acerca do relacionamento com empresários de ônibus, Adalclever respondeu que foi deputado estadual durante quatro mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e da comissão de transportes, e por isso conhece os empresários de ônibus. "Eu conheço todos os empresários de ônibus do transporte de passageiros estaduais. Municipal, posso dizer que não conheço, conheço agora, fiquei conhecendo com essa confusão toda que está acontecendo", disse.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra

Superintendência de Comunicação Institucional 

34ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI: BHTrans - Oitiva para intimar o Secretário Municipal de Governo, Adalclever Ribeiro Lopes, para prestar informações pessoalmente