JUVENTUDE NEGRA

Audiência pública vai discutir emprego e renda para jovens negros

Segundo IBGE, cerca de 30% da população jovem está desempregada no Brasil. Evento sobre o tema será no dia 22/11, às 13h30

segunda-feira, 8 Novembro, 2021 - 12:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Discutir o trabalho e as formas de sustento e renda ofertados à juventude negra e periférica é o objetivo da audiência pública que será realizada pela Comissão Especial de Estudo – Empregabilidade, Violência e Homicídio de Jovens Negros, no dia 22/11, às 9h30, no Plenário Camil Caram. Com o tema “Racismo e Trabalho: a juventude quer direitos!", a audiência foi solicitada pela presidente da comissão, vereadora Iza Lourença (Psol) e teve seu requerimento aprovado em reunião realizada nesta segunda-feira (8/11). “Já fizemos uma primeira audiência debatendo a violência. Agora vamos discutir o trabalho. Todos que estão na periferia sabem da importância do trabalho formal para seu desenvolvimento”, afirmou Iza durante a votação do requerimento. Confira aqui a pauta e o resultado da reunião.

Desemprego e trabalho precário

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,4% da juventude no Brasil está desempregada, o que representa o maior índice desde que o Instituto passou a fazer a pesquisa. Com a pandemia, o número de pessoas que não trabalham e nem estudam aumentou significativamente. “A falta de oportunidade de emprego formal tem levado os jovens periféricos a comporem a maior porcentagem dos trabalhos precários e plataformizados”, afirma Iza em referência às plataformas digitais para viagens e entregas.

Segundo a vereadora, a instabilidade e insegurança de renda, características desses trabalhos, aprofunda a desigualdade social com recorte racial no país, “como também expõe essa população a jornadas extenuantes de trabalho para garantia de renda mínima, o que não permite à juventude ter lazer e descanso”.

Para a exposição das questões de trabalho, renda e oportunidades para a juventude negra e periférica de Belo Horizonte foram convidados a participar da audiência representantes do Projeto Providência, da Arquidiocese de Belo Horizonte; do Afronte; do Coletivo Mulheres da Quebrada; do Coletivo Lá da Favelinha; do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; do Levante Popular da Juventude; do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Crianças e dos Adolescentes; da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social; do Dieese-MG; da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e Fomento ao Trabalho Protegido do Ministério Público do Trabalho; entre outros.

Participaram da reunião os vereadores Gilson Guimarães (Rede), Wesley (Pros), Marcos Crispim (PSC) e Iza Lourença, que preside os trabalhos.

Confira aqui a íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

5ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Empregabilidade, violência e homicídio de jovens negros