VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai avaliar implantação de redutores de velocidade em duas vias

Ruas nos Bairros Mantiqueira e Nova Vista serão visitadas nos dias 9 e 13/5. Impactos de obras no Heliópolis serão conferidos

sexta-feira, 6 Maio, 2022 - 15:00

Foto: Andréa Teixeira/CMBH

Moradores de pontos movimentados das Ruas Edmar Colini Ferreira, no Bairro Mantiqueira, Porto Seguro, no Bairro Nova Vista, reivindicam a instalação de redutores de velocidade para proporcionar mais segurança na travessia das vias, onde há grande fluxo de pedestres. A viabilidade da colocação das estruturas nos locais indicados, porém, deve ser avaliada antes pelos órgãos competentes. Para isso, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai averiguar de perto a situação das duas vias na segunda (9/5) e na sexta-feira (13/5), respectivamente. Na terça (10/5), os parlamentares irão à Avenida Baronesa de Santa Luzia, no Bairro Heliópolis, verificar danos e riscos a moradias do entorno em razão de obras viárias, de urbanização e de saneamento de um córrego local. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos municipais responsáveis pelas obras vão acompanhar a vistoria.

A pedido de Irlan Melo (Patri), na segunda (9/5), a Comissão irá até a Rua Edmar Colini Ferreira, no Bairro Mantiqueira, em Venda Nova, a fim de verificar a viabilidade de instalação de redutores de velocidade no local. Segundo o requerimento, além das linhas de ônibus, a via tem grande fluxo de caminhões, carros e motocicletas, que muitas vezes trafegam em velocidade acima do permitido. A necessidade de proporcionar mais segurança aos pedestres é reforçada pela presença de uma igreja de grande porte na via e de escolas na região. Moradores alegam que o redutor instalado próximo ao local não tem sido suficiente para mitigar a irresponsabilidade de alguns motoristas. Para acompanhar a vistoria e estudar medidas para resolução do problema, foram convidados o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e o coordenador de Atendimento da Regional Venda Nova, Humberto Abreu Júnior. Os participantes vão se encontrar às 11h, em frente ao nº 232 da Rua Edmar Colini Ferreira.

A implantação de redutor de velocidade para aumentar a segurança de pedestres e usuários do transporte público também é reivindicada por moradores da Rua Porto Seguro, no Bairro Nova Vista, que relatam a ocorrência de vários acidentes no local. A viabilidade do atendimento da demanda vai ser avaliada in loco na sexta-feira (13/5), a pedido de Rubão (PP). A visita técnica tem o objetivo de intermediar o diálogo da comunidade com o presidente da BHTrans, o coordenador da Regional Leste, José Henrique Neto, e o consultor técnico especializado da Secretaria Municipal de Governo Sylvio Rezende. Os participantes se reunirão às 9h30, na Rua Porto Seguro, em frente aos números 195 e 301.

Impacto de obras no Heliópolis

Na terça-feira (10/5), a partir das 10h, a comissão vai percorrer a Avenida Baroneza de Santa Luzia, no Bairro Heliópolis (Regional Norte da capital) para averiguar, junto com os órgãos competentes, os impactos das obras que estão sendo realizadas no local. Autor do requerimento, Rubão (PP) explica que as intervenções de saneamento, canalização e reconstituição viária da região do Código Embiras resultaram de uma grande mobilização social, política e midiática. No entanto, os moradores vêm observando que algumas situações de aterramento, acabamento e complemento de gabião estariam ameaçando a estrutura e a segurança de algumas casas vizinhas. Segundo o vereador, essas questões “merecem um cuidado que não tem se feito evidente aos olhos leigos”. 

Para averiguar tecnicamente os problemas apontados, são aguardados representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Corpo de Bombeiros Militar, Subsecrataria de Proteção e Defesa Civil e Coordenadoria de Atendimento Regional Norte.

Superintendência de Comunicação Institucional