DRENAGEM URBANA

Comissão pede informações sobre obras de macrodrenagem em andamento

Vereadores acompanham de perto 11 empreendimentos que prometem resolver o problema das enchentes na capital

quarta-feira, 21 Setembro, 2022 - 11:45
Imagem aérea da bacia de contenção no Vilarinho

Foto: Abrão Bruck/ CMBH

O andamento das obras de macrodrenagem na cidade será questionado à Prefeitura pela Comissão Especial de Estudos de Drenagem Urbana, que aprovou nesta quarta-feira (21/9) o pedido de informações assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo). O requerimento é direcionado ao prefeito Fuad Noman (PSD), ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, e ao superintendente de Desevolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho. A vereadora justificou que, após diversos pedidos de informações e de visitas técnicas, ainda há questões a serem esclarecidas com vistas a permitir que a Câmara Municipal dê continuidade aos trabalhos de fiscalização e acompanhamento das 11 obras de macrodrenagem em andamento na cidade. Além de questionar dados como início e término das intervenções; quais as empresas responsáveis pela execução e qual o valor gasto até o momento, os parlamentares querem informações detalhadas sobre os empreendimentos.

Venda Nova

Sobre as obras de implantação dos reservatórios profundos Nado I e Vilarinho II, em Venda Nova, os vereadores questionam se, para o funcionamento dos reservatórios, será necessária a construção de subestação de energia próximo ao local onde estão sendo construídos. Eles também querem informações sobre as obras para implantação de estrutura hidráulica de captação de escoamentos superficiais dos Córregos Vilarinho e Nado e de tratamento de fundo de vale da Bacia Hidrográfica do Nado (Sub-bacias dos Córregos Lareira e Marimbondo).

Nordeste

Na Região Nordeste, os questionamentos são direcionados às obras de  implantação de canal de macrodrenagem paralelo no Ribeirão do Onça; do parque ciliar do Ribeirão do Onça, incluindo a relocalização das famílias em risco e afetadas pelas obras. Sobre a implantação da Praça das Águas do Ribeirão Pampulha e da canalização complementar, o colegiado quer saber ainda qual o volume da estrutura hidráulica a ser implantada.

Barreiro 

O processo de desapropriação das famílias, quantas casas já foram desapropriadas e quantas ainda faltam também estão entre os questionamentos relativos à implantação da Bacia de Detenção do Córrego Olaria; no Barreiro.

Também no Barreiro, as seguintes intervenções são alvos do pedido de informações: a implantação da Bacia de detenção do Córrego Camarões, incluindo as obras de paisagismo-urbanização;  o tratamento de fundo de vale da Bacia Hidrográfica do Córrego Bonsucesso; e o Reservatório de Detenção do Bairro das Indústrias.

Pampulha

O requerimento também contempla perguntas sobre as obras para implantação da Bacia de Detenção do Córrego São Francisco, na região da Pampulha.

Participaram da reunião as vereadoras Bella Gonçalves (Psol), Fernanda Altoé e Macaé Evaristo (PT).

Assista à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional  

12ª Reunião -  Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana