SAÚDE E SANEAMENTO

Vereadores solicitam dados sobre ampliação da vacinação contra a covid-19

Visitas técnicas vão conferir funcionamento e estrutura de centros de saúde nas Regiões Pampulha e Leste 

quarta-feira, 23 Novembro, 2022 - 16:30

Foto: Ernandes/CMBH

Diante da emissão de um alerta sobre o aumento de casos de coronavírus no Brasil pela Organização Pan-Americana (OPAS) e da volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em centros de saúde e no transporte público de Belo Horizonte, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou, nesta quarta-feira (23/11), pedido de informação questionando o Município sobre a aplicação de imunizantes. O prefeito Fuad Noman e a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, deverão fornecer dados como a previsão da ampliação da vacinação para faixas etárias abaixo de 40 anos e a validade das doses disponíveis. Autora do requerimento, Marcela Trópia (Novo) também cobra a disponibilização, no site da Prefeitura, de informações exigidas pela Lei 11.421/2022, que dispõe sobre medidas de transparência a serem observadas durante situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrentes de doença contagiosa. Visitas técnicas a centros de saúde das Regiões Pampulha e Leste foram agendadas. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião

Coronavírus

No pedido de informação à PBH, Marcela Trópia pergunta se há previsão de ampliação do público-alvo para a aplicação do segundo reforço da vacina contra o coronavírus, estacionada na faixa etária dos 40 anos; qual o motivo da não ampliação do público-alvo da vacina; e quantas vacinas estão disponíveis para aplicação na população adulta. Ela também solicita dados como o plano para aquisição de mais doses, a data de validade das doses disponíveis e se foi identificada perda de vacinas por vencimento. A vereadora cobrou que sejam disponibilizadas, o quanto antes, no site da Prefeitura, as informações exigidas pela Lei 11.421/2022, que dispõe sobre medidas de transparência a serem observadas durante situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrentes de doença contagiosa.

Centros de saúde

As condições de funcionamento, estrutura física, equipamentos e insumos dos Centros de Saúde Santa Rosa (Bairro Universitário) e Padre Joaquim Maia (Bairro Liberdade) serão verificadas em visitas técnicas no dia 14 de dezembro, a pedido de Marcela Trópia, às 10h e às 11h, respectivamente. Já o Centro de Saúde Itamarati (Bairro Paquetá), também na Região da Pampulha, tem visita agendada para o dia 28 de novembro, às 10h, a conforme requerimento de Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB). 

Na Região Leste, o Anexo do Centro de Saúde Horto (Bairro Floresta) recebe a Comissão de Saúde e Saneamento no dia 2 de dezembro, às 10h, por solicitação de Wilsinho da Tabu (PP). Segundo o vereador, o anexo está recebendo as pessoas assistidas no Centro de Saúde Horto, que está fechado com a indicação de construção de uma nova unidade que já deveria ter sido iniciada. “Este anexo está com sua estrutura física e equipamentos comprometidos e a gente tem recebido muitas reclamações a esse respeito. A visita técnica pretende verificar as condições locais para pedir minimamente que sejam atendidas as necessidades dos usuários”, disse. 

Para acompanhar as visitas, serão convidados os secretários municipais de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, e de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, além dos coordenadores de atendimento das regionais, representantes dos centros de saúde e Superintendência de Dedenvolvimento da Capital (Sudecap).

Estiveram presentes os seguintes membros da comissão: os efetivos José Ferreira (PP), Léo (União) Cláudio do Mundo Novo (PSD), e os suplentes Flávia Borja (PP) e Wilsinho da Tabu. 

Superintendência de Comunicação Institucional