PLANTIO SIMBÓLICO

Parceria da Câmara com CDL e PBH vai promover arborização do Hipercentro

A proposta é aproveitar as covas de árvores suprimidas para plantar novas mudas. Comerciantes aprovam medida

terça-feira, 10 Janeiro, 2023 - 12:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Em menos de uma hora, quatro mudas de ipê, dois roxos e dois amarelos, foram plantadas na manhã desta terça-feira (10/1), na esquina das Ruas Rio de Janeiro e Tupis, como parte do projeto de revitalização do Hipercentro da Capital. A iniciativa, proposta pelo presidente da Câmara Municipal de BH, vereador Gabriel (sem partido), foi a primeira etapa de um projeto que prevê uma série de plantios de árvores suprimidas na região e que será desenvolvido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) e a Prefeitura de Belo Horizonte. “Essa parceria quer impedir que o centro da cidade fique desarborizado e para isso vamos repor uma espécime em todos os lugares onde as árvores foram suprimidas” afirmou.

Para fazer com que o Centro se torne cada dia mais verde,  Gabriel anunciou que a CMBH vai atuar para desburocratizar o processo de plantio de árvores e facilitar o caminho para a Prefeitura. “Atualmente há uma empresa que faz a poda/corte e outra que faz a destoca (limpeza da terra para o cultivo). Só depois a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica providencia a reposição da árvore que foi cortada. Vamos tentar facilitar esse processo”, assegurou. O parlamentar informou ainda que pretende envolver a comunidade por meio de campanhas educativas. “Vamos fazer uma campanha, junto com o CDL/BH, para explicar para o cidadão que frequenta o Centro e para os comerciantes como é fácil melhorar o ambiente evitando que as perfurações destinadas ao plantio de árvores nas calçadas fiquem vazias”, disse.

A importância da participação de populares neste processo de arborização do Hipercentro também foi destacada pelo presidente do CDL/BH, Marcelo Souza e Silva. Segundo ele, o objetivo é mobilizar o comércio da região para que sejam identificados os pontos onde possam ser plantadas as árvores e também que os lojistas auxiliem no tratamento e cuidado das mesmas. “Em conversa com o presidente da CMBH identificamos que as árvores suprimidas na região central não eram substituídas e, por consequência, o local vinha se tornando cada vez mais cinza e menos arborizado. A CDL/BH vai chamar os comerciantes e a população para ajudar a identificar os locais que precisam de um replantio e nos ajudar a cuidar depois”, salientou. De acordo com o representante dos logistas, o cuidado com o Hipercentro vai melhorar não só o ambiente de negócios, mas também a convivência das pessoas.

O coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul, Álvaro Goulart, concorda:“Essa parceria mostra que a cidade é feita por todos. Uma cidade mais arborizada aumenta a qualidade do ar, a qualidade de vida e, consequentemente, se torna uma cidade mais feliz”. 

O esvaziamento do Hipercentro foi destaque na fala da diretora da Associação de Comerciantes do Hipercentro, Jaqueline Bacha. Para ela, nos últimos anos, a região foi palco de ações desastrosas que, junto com a pandemia, provocaram um isolamento do comércio, o fechamento de muitas lojas e um certo desânimo na categoria, e essa ação traz esperança para os comerciantes. Ela enfatizou ainda a necessidade de “requalificação deste espaço, que é tão importante para a cidade e para o Estado”.

O superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, também destacou a redução do número de pessoas circulando pela região. “O centro de BH está esvaziado, denegrido e precisamos resgatar o costume do belo-horizontino de passear pelo local. Precisamos melhorar a qualidade do espaço para que o morador e o turista tenham o desejo de passear pelo Centro”, afirmou. Gestor da Galeria do Ouvidor, Walter Faustino completou: “Temos um interesse direto, pois nosso comércio depende da circulação das pessoas”. 

Maria do Carmo Sousa, moradora do Hipercentro aprovou a iniciativa: “A vida toda tomei conta dessas árvores. Já plantei oito, com o nome das crianças que já nasceram no meu prédio e hoje, aos 72 anos, ganhei esse presente: um ipê plantado bem na minha porta”!

Superintendência de Comunicação Institucional 

Plantio simbólico de uma árvore da Campanha de Requalificação do Centro da cidade, parceria entre CDL e CMBH