TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Ampliação da sede da CMBH pautou encontro com Alencar da Silveira Jr.

Presidente e deputado estadual, que já comandou a Câmara, debateram necessidade de novo espaço para o Legislativo Municipal

segunda-feira, 6 Fevereiro, 2023 - 14:45

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

Ampliação da sede da Câmara Municipal de BH e construção do que seria a “Sala do Vereador de Minas”. Esses foram os dois principais temas tratados pelo presidente da Câmara de BH, vereador Gabriel (sem partido) e o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior, que presidiu a Câmara em 1994. O encontro entre os parlamentares ocorreu nesta segunda-feira (6/2), na sede da CMBH, e faz parte de uma série de série de reuniões informais que o atual presidente está promovendo com ex-presidentes da Casa. Pela manhã, Gabriel recebeu o ex-vereador Arutana Cobério e, em janeiro, Amilcar Martins. Nos próximos dias, deve se encontrar com Luzia Ferreira, que presidiu a Casa nos anos de 2009 e 2010.

“Eu vim aqui retribuir esse almoço a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite. Eu e o presidente Gabriel, entre outros assuntos, discutimos a ampliação da Câmara. Acho importante pois esse espaço ficou pequeno pelo volume e a importância que tem. Vamos levar essa reivindicação para o governo do Estado”, disse o deputado e ex-presidente da Câmara referindo-se à possibilidade de ampliação do Legislativo utilizando espaço do governo localizado em frente à Câmara. “Aos moldes da Assembleia, queremos negociar um espaço para ampliar a Praça da Constituição e um anexo (da Câmara) para atender melhor à população”, disse Gabriel.

Gabriel e Alencar da Silveira também conversaram sobre a criação de uma sala específica na Câmara de BH, voltada para receber vereadores de outras cidades. “Seria bom termos aqui a sala do vereador, onde parlamentares de outras cidades possam ser recebidos e ter uma pequena estrutura para trabalhar”, disse Alencar, citando a União dos Vereadores de Minas Gerais e uma sala existente na Assembleia voltada para o mesmo fim.

Político e comunicador

Nascido em Sete Lagoas, Alencar da Silveira Júnior foi presidente da Câmara em 1994. Jornalista e radialista, Alencar foi repórter de esportes e de política na Rádio Capital e começou sua vida pública em 1988 como vereador em BH. Eleito deputado estadual em 1994, segue como parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de presidir um dos mais tradicionais times de futebol do estado: o América Futebol Clube. “Todo vereador que passou por aqui tem um carinho muito grande por ser, para muitos, o início da sua vida pública. Aqui é a grande Câmara de Minas. Por isso é importante a proposta dessa estrutura para vereadores de fora”, explicou o parlamentar. Alencar sugeriu ao atual presidente que implante definitivamente uma Câmara itinerante para que “os vereadores estejam em todos os bairros e a Câmara possa ser levada até a população”.

Outros encontros

Além de Luzia Ferreira, que será a próxima a se reunir com Gabriel, os ex-presidentes Silvinho Rezende (2007-2008), Betinho Duarte (2003-2004), César Masci (1999-2000), Luiz Sávio Souza Cruz (1997-1998), João Paulo Gomes (1995-1996), Sérgio Coutinho (1991-1992), Roberto Vital Ferreira (1985-1986), Luiz Otávio Valadares (1977) e Obregon Gonçalves (1976) serão convidados em datas posteriores. Os últimos quatro ocupantes do cargo - Léo (União), Wellington Magalhães, Henrique Braga (PSDB) e Nely Aquino (Pode) -, contemporâneos de Gabriel em seus dois mandatos como vereador (2017 até o momento), não foram incluídos na lista.

Superintendência de Comunicação Institucional

Gabriel recebe Alencar Silveira, ex-presidente da Câmara de BH