Plenário

Léo renuncia ao mandato antes de votação de denúncia e evita possível cassação

A suplente Janaína Cardoso já foi convocada e esteve na Câmara no fim da tarde. Ela toma posse nesta quinta (9/2), durante o Plenário

quarta-feira, 8 Fevereiro, 2023 - 16:15

Foto: Bárbara Crepaldi / CMBH

Antes de o Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte deliberar quanto ao recebimento da denúncia contra Léo (União), o parlamentar renunciou ao mandato de vereador, alegando que o processo contra ele seria político e que não seria tratado com imparcialidade. Com a renúncia, a representação contra ele foi arquivada. “Eu espero que este bandido do qual a Câmara Municipal se livrou hoje possa carregar pra longe daqui a corrupção, que é a marca do seu nome”, afirmou o presidente Gabriel (sem partido) a respeito de Léo Burguês. A convocação da suplente pelo PSL Janaína Cardoso, agora filiada ao União Brasil, será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (9/2) e sua posse ocorrerá também amanhã, durante a reunião do Plenário, a partir das 15h; a futura vereadora esteve na Casa após o encerramento da reunião ordinária e declarou que espera contribuir para a cidade "com disposição e compromisso". 

Antes de renunciar, contudo, Léo apresentou um vídeo em que o ex-vereador Carlos Henrique procura Gabriel dizendo que protocolaria denúncia contra Ciro Pereira (PTB) por prática de rachadinha e por manter funcionários-fantasma. No vídeo, o presidente pede a Carlos Henrique, primeiro suplente de Ciro, que não protocolize a denúncia e afirma que, caso o fizesse, o ex-vereador se tornaria seu adversário. Pela edição do vídeo, o presidente da Câmara é acusado de prevaricação e ameaça.

A respeito do vídeo, Gabriel afirmou que também gravou o diálogo com Carlos Henrique, mas com a ciência do corregedor da Câmara, Marcos Crispim (PP). Conforme o presidente, o suplente o teria tentado achacar para voltar ao Legislativo Municipal na cadeira hoje ocupada por Ciro. “Este é o teatro lamentável que o senhor Léo Burguês resolveu fazer”, afirmou o presidente, que ainda chamou Léo de bandido, por conta das denúncias que pesam contra ele, e de covarde, por ter optado pela renúncia, evitando um processo de cassação que lhe tiraria oito anos de diretos políticos. Ainda a respeito da manifestação de Léo Burguês em Plenário pouco antes da renúncia, Gabriel afirmou: “Belo Horizonte inteira sabe quem é Léo Burguês. Se ele quer me responsabilizar pela cassação dele, é responsabilidade que eu aceito com muito orgulho e vaidade”.

Denúncia

Conforme consta da denúncia assinada pelo advogado Mariel Márley Marra, Léo teria praticado atos “absolutamente incompatíveis com a dignidade do cargo parlamentar e a imagem pública desta Casa Legislativa”. Entre as denúncias estão utilização de parte do salário de funcionários de seu gabinete para o pagamento de despesas pessoais, prática popularmente conhecida como rachadinha; uso de mão de obra de funcionários pagos pela CMBH, em horário de trabalho, para o cumprimento de atividades particulares do vereador; ocultação de patrimônio móvel e imóvel; despesas e declarações eleitorais com sinais de irregularidades; procedimento indecoroso durante eleição da Mesa Diretora da Câmara, quando teria chegado a chutar porta e a socar paredes da Casa; uso de recursos obtidos de forma ilícita em um empreendimento próprio, o Chateau Benigna, cujo resultado final seria a obtenção de capital limpo; e utilização da influência política para evitar a devida fiscalização de empreendimento irregular chamado Mister Rock.

“Hoje mais uma página de corrupção nesta Casa foi virada. Fica o recado: comigo nesta presidência, bandido não tem vez”, declarou Gabriel, que também pediu à população de Belo Horizonte para não reeleger Léo Burguês na eleição do ano que vem. O presidente informou que, com a renúncia, os funcionários do gabinete de Léo seriam exonerados.

No final da tarde, Janaína Cardoso suplente de Léo, assinou o recebimento de sua convocação. Ela afirmou que estava em casa, e não estava preparada para a renúncia do colega. “Foi uma surpresa, mas sempre acompanho Plenário para ver o que está acontecendo. Acredito que há tempo para todas as coisas e chegou o tempo de eu contribuir para a cidade de Belo Horizonte, com muita disposição, compromisso, que é o que os belo-horizontinos esperam”, ponderou. Janaína atua há oito anos a favor da causa animal, e também irá atuar nas áreas de arquitetura e urbanismo, nas quais tem formação, além da defesa dos direitos da mulher. “Nós temos um papel muito importante na política, somos poucas”, comentou.

Em coletiva de imprensa no último dia 6, o presidente Gabriel já havia se pronunciado a respeito da denúncia contra Léo. “Quem praticar rachadinha nesta Câmara Municipal está fora. Chega! O povo de Belo Horizonte não aguenta mais o ridículo, o grotesco e a corrupção”, afirmou Gabriel, que estava posicionado de frente às câmeras e microfones da imprensa e de costas para o retrato de Léo no Salão Nobre.

Superintendência de Comunicação Institucional

6ª Reunião Ordinária do Plenário