TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Valorizar a transparência e a escuta são conselhos dados por Sérgio Coutinho

Ex-presidente da Casa, Coutinho elogiou a iniciativa inédita do atual presidente em experiências anteriores

quarta-feira, 8 Fevereiro, 2023 - 15:15

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), recebeu nesta quarta-feira (8/2) o ex-presidente Sérgio Coutinho, que esteve à frente da Casa no biênio 1991-1992. Em um almoço seguido de uma longa conversa, o atual presidente ouviu a experiência de Coutinho, que contou das modificações estruturais e da dinâmica de trabalho durante a sua gestão, entre elas a retirada de vidro da galeria do Plenário Amynthas de Barros. Gabriel também contou as novidades implementadas recentemente, entre elas a presença da imprensa nas reuniões do Plenário.  

“Fiquei muito feliz com o convite de Gabriel, porque ele está querendo absorver experiência dos anteriores, o que é muito bom, é sinal de que ele quer fazer as coisas o mais corretamente que puder”, disse Sérgio Coutinho. O ex-presidente acrescentou que a iniciativa é de grande importância e humildade, pois reconhece a possibilidade de contribuições à atual gestão, e deveria ser compromisso dos presidentes futuros. Gabriel explicou que a ideia de convidar os antigos presidentes do Legislativo Municipal veio da tradição que o presidente dos Estados Unidos tem em, ao deixar o cargo, escrever uma carta ao próximo ocupante da presidência. O atual chefe da Casa acrescentou que essa tradição soma-se à do encontro entre os ex-presidentes, o que não é comum no Brasil, mas deveria ser, pois é importante ouvir as experiências das pessoas que vivenciaram as dificuldades do cargo. 

Gerir com transparência, saber escutar e cercar-se de bons assessores e diretores foram alguns dos conselhos dados por Coutinho, nascido na Região Oeste de Belo Horizonte e vindo de uma família com quatro vereadores, entre eles a vice-governadora e senadora Júnia Marise Azeredo Coutinho. Sérgio Coutinho exerceu seu primeiro mandato de vereador no PMDB em 1988 e, além de ser vereador, atuou seis anos como diretor-geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte, além de ser secretário durante a gestão dos prefeitos Célio de Castro (1997-2001) e Fernando Pimentel (2002-2008).

Fortalecimento das comissões

O ex-presidente contou que em sua gestão houve inovações como a implementação da prática da reunião das comissões para a avaliação dos projetos de lei, o que não era comum anteriormente. Coutinho relembrou que os projetos eram distribuídos para as comissões a ele relacionadas e os respectivos membros, na maioria das vezes, davam o projeto como concluso sem discuti-los nem examiná-los profundamente, “o que era um absurdo”. “Institucionalizamos as comissões a as fizemos funcionar, munindo-as com equipe de apoio. Nenhum projeto ia ao Plenário sem estar devidamente analisado pelas comissões”, contou, acrescentando que a inaguração do Plenário Camil Caram foi feita com esse objetivo. Olhando em retrospecto, Sérgio Coutinho afirmou os trabalhos na Câmara evoluíram ao longo do tempo, apesar dos percalços, que sempre irão existir. “O Legislativo vem evoluindo, até por pressão da sociedade”. 

Gabriel avaliou o encontro como duplamente positivo. “Para além da experiência dele na presidência, Coutinho atuou seis anos diretor-geral e conhece muito bem a casa. Ele deu uma dica na direção do que eu tenho pretendido seguir que é reforçar a importância das comissões permanentes, além de ampliar a transparência” disse. 

Desde que anunciou a intenção de conversar com os antecessores, Gabriel já recebeu, além de Coutinho, Amílcar Martins (1993-1994), Arutana Cobério (1989-1990), Alencar da Silveira Jr. (1994) e Luzia Ferreira (2009-2010). Para os próximos encontros, ainda serão convidados Silvinho Rezende (2007-2008), Betinho Duarte (2003-2004), César Masci (1999-2000), Luiz Sávio Souza Cruz (1997-1998), João Paulo Gomes (1995-1996), Sérgio Coutinho (1991-1992), Roberto Vital Ferreira (1985-1986), Luiz Otávio Valadares (1977) e Obregon Gonçalves (1976). Os últimos quatro ocupantes do cargo - Léo (União), Wellington Magalhães, Henrique Braga (PSDB) e Nely Aquino (Pode) -, com quem conviveu em seus dois mandatos como vereador, iniciados em 2017, não deverão ser incluídos na lista.

Superintendência de Comunicação Institucional