CONTAS PÚBLICAS

Câmara avança em ferramenta que simplifica o orçamento de BH para o povo

Em parceria com a Fundação Dom Cabral, Poder Legislativo promoveu workshop para desenvolvimento de ferramenta de fiscalização

sexta-feira, 19 Maio, 2023 - 16:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Vereadores, assessores parlamentares e servidores da administração da Câmara Municipal participaram de um workshop promovido pela Fundação Dom Cabral, nesta sexta-feira (19/5), encarregada de desenvolver uma ferramenta digital para controle do orçamento público da cidade. De forma simples e acessível, o "BH para você” deve facilitar a compreensão e a busca de dados sobre recursos e gastos da Prefeitura – de grande complexidade - por parte do Poder Legislativo e da população. Por meio de uma dinâmica, com a utilização de "cards sorting" (cartões ou post-is), os usuários foram envolvidos na definição da organização do conteúdo a ser elaborado, participando diretamente da etapa de arquitetura da informação.  

A secretária-geral da Mesa Diretora da Câmara, vereadora Marcela Trópia (Novo), explicou que a oficina ajudará a definir como a plataforma irá funcionar: “Hoje nós estamos aqui fazendo um exercício super importante, testando como vai ser esse portal na prática, quais caminhos percorrer, onde a gente vai clicar, qual tipo de informação será disponibilizada ao cidadão, quais são os recortes (por região, por área do orçamento, por política pública). A gente está nesse debate para testar a melhor solução, para que a equipe técnica da Fundação Dom Cabral desenvolva a primeira versão do sistema pra gente ir aprimorando”, detalhou Marcela. 

A ferramenta deve ser entregue no dia 12 de dezembro, no aniversário de Belo Horizonte. Segundo a professora Renata Vilhena, associada à Fundação Dom Cabral e participante no projeto, nesta manhã foi dado um passo importante no desafio de "traduzir algo tão complexo, que é para onde vão os recursos da cidade, a partir de entrevistas e desse diagnóstico do que a Câmara espera. Esse sistema será um presente para a cidade". 

O presidente da Casa, o vereador Gabriel (sem partido), disse que a ferramenta é um grande avanço do Poder Legislativo, que poderá fiscalizar o Executivo de modo mais eficiente. "Uma das funções fundamentais de um vereador é fiscalizar e garantir que cada centavo do pagador de impostos seja utilizado em políticas públicas que melhorem a vida da cidade. Esse processo hoje é muito nebuloso, difícil, complexo para qualquer um entender. A partir do momento em que a gente passa a contar com uma instituição séria, como a Fundação Dom Cabral, para criar a ferramenta 'BH para você', de modo que cada comissão permanente da Câmara fiscalize o orçamento por área e garanta melhor uso do dinheiro público, o  Legislativo está dando uma grande contribuição para o uso responsável dos recursos públicos da capital mineira", avaliou o presidente. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Oficina com a Fundação Dom Cabral para construir ferramenta de análise do orçamento público