FORMAÇÃO DE CIDADANIA

Candidatos a vereadores mirins de 13 escolas de BH conhecem a Câmara

Visita teve um pouco de história, conhecimento sobre processo legislativo e acompanhamento de votação em Plenário

quarta-feira, 3 Maio, 2023 - 17:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Cento e quarenta e quatro candidatos a vereadores mirins em 13 escolas (estaduais, municipais e particulares) participaram de uma visita guiada pelo Palácio Francisco Bicalho, sede do Legislativo de BH, nesta quarta-feira (3/5). Os estudantes do 3º ciclo do ensino fundamental passaram pelo Salão Nobre, onde ficam pinturas com retratos dos ex-presidentes, e conheceram um pouco da história da Casa. Pelo caminho, informações sobre  o processo legislativo. Da galeria do Plenário Amynthas de Barros, conversaram com vereadores e acompanharam a votação de projetos de lei. Eles estão em processo de campanha nas escolas, onde a eleição de 39 alunos acontecerá no dia 31 de maio, com direito a urnas eletrônicas oficiais. Será a 14ª Legislatura da Câmara Mirim

Os mirins ficaram curiosos sobre o funcionamento do telão e a votação. A vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) explicou passo a passo: “Primeiro registramos presença aqui (aparelho); no telão o meu nome fica verde. De acordo com o meu voto aparece “S” (sim), “N” (não) ou “A”.(abstenção). 

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), esteve com os alunos na galeria e explicou a importância do Poder Legislativo Municipal. “Espero que um dia todos vocês sonhem em ser vereadores. É o cargo mais importante da república, pois é o político que está mais próximo do cidadão”, exaltou. 

O servidor da Seção de Formação de Cidadania (Seccid) da Escola do Legislativo (Escleg) Marcelo Sebastião explicou a importância de participarem da política: “Todos têm o direito de não participar e não gostar da política. Mas, se você não participar, as pessoas irão decidir por você”. A visita ocorreu após a realização de oficinas praticadas entre os dias 14 de abril e 3 de maio de 2023. 

Desta edição participam estudantes das seguintes instituições de ensino: Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais; Colégio Batista Mineiro - Unidade Castelo; Colégio Batista Mineiro - Unidade Floresta;. Escola Estadual Henrique Diniz; Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso;. Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho; Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda; Escola Municipal Cora Coralina;  Escola Municipal Hélio Pellegrino; Escola Municipal José de Calasanz; Escola Municipal Lídia Angélica; Escola Municipal Polo de Educação Integrada; Escola Municipal Rui da Costa Val.

O projeto Câmara Mirim é uma parceria entre Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e o Centro Pedagógico da UFMG.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Projeto Câmara Mirim- Maio

Tópicos: