AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de infraestrutura e de professores em escolas será discutida nesta quarta

Adoecimento de professores leva à falta de docentes e problemas de infraestrutura prejudicam aprendizado em unidades municipais

segunda-feira, 10 Julho, 2023 - 16:45
Imagem de uma sala de aula vista do fundo, os alunos estão de costa para a câmara e de frente para o quadro

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

A infraestrutura e a falta de professores na rede municipal de ensino serão debatidos em audiência pública pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na próxima quarta-feira (12/7), às 9h30, no Plenário Camil Caram, a pedido da Professora Marli (PP). O evento será transmitido em tempo real pelo Portal da CMBH e os interessados podem encaminhar perguntas, dúvidas e sugestões por meio deste link. Ao justificar a necessidade de debater sobre a estrutura física das escolas municipais, Professora Marli (PP) destacou que uma infraestrutura inadequada compromete o ambiente de aprendizagem. “Falta manutenção adequada dos espaços comuns e acredito que é fundamental investir na melhoria das instalações escolares, proporcionando aos alunos um ambiente seguro e propício ao aprendizado”, afirmou. A parlamentar disse ainda que o adoecimento de profissionais da Educação, sobretudo, daqueles que atuam em salas de aula, tem agravado a situação de falta de professores na rede.

Para contribuir com o debate foram convidados os secretários municipais de Educação e de Obras e Infraestrutura, Charles Martins Diniz e Leandro César Pereira, respectivamente, além do Superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; e Wanderson Rocha, representando o Sind-Rede.

De acordo com o site da Prefeitura de Belo Horizonte, a Rede Municipal de Educação conta com 323 escolas, sendo 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 178 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), atendendo a aproximadamente 168.983 estudantes na Capital, em todas as modalidades da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (uma escola da Rede atende a essa modalidade), Ensino Especial (três escolas da Rede atendem a essa modalidade) e Educação de Jovens e adultos (EJA). 

Já a rede conveniada é formada por 207 estabelecimentos de ensino (creches) para atendimento exclusivo à Educação Infantil. Atualmente, segundo a PBH, a rede conveniada atende a 26.507 estudantes que, somados àqueles atendidos pela rede própria, formam o universo de 195.490 alunos.

Superintendência de Comunicação Institucional